Do começo no Judô as medalhas na luta greco-romana, Edson Júnior estreia em competições internacionais buscando as medalhas no Pan-Americano Júnior de Wrestling
Edson Júnior vai representar o estado e o Brasil na categoria até 77kg do estilo greco-romano. O lutador de apenas de 17 anos é um dos mais jovens da delegação e começou no wrestling em 2014 ao lado do meio-irmão Michael, também classificado para o Pan-Americano Júnior de Wrestling 2018. Oriundo do judô, o atleta foi apresentado wrestling e ao treinador Walter Junio e não parou mais. Além de ter se identificado com a modalidade, logo na primeira competição o paraibano mostrou que teria sucesso no esporte. A conquista da medalha de bronze era certeza de que Edson viria para ficar.
“Foi nos Jogos Escolares 2014, ganhei a seletiva na Paraíba e conquistei a medalha de bronze para o estado logo no primeiro torneio que disputei. Depois desse torneio peguei gosto de vez e venho me dedicando bastante para um dia poder representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Estou acordando às 5h para treinar para poder representar bem meu estado e o Brasil”, revelou Edson, medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Cadete 2016 e campeão brasileiro júnior 2018.
Ao acordar, Edson aprimora a parte física antes de ajudar o padrasto em uma loja de assistência técnica de telefones celulares. Depois, hora de ir para escola no período da tarde. Ao fim das obrigações com os estudos a tão esperado momento de treinar wrestling e finalizar o dia na musculação. O esforço e dedicação não se resume apenas ao jovem. Mais três companheiros de treino vão representar a Paraíba e o Brasil no Pan. O irmão Michael, Fábio Rodriguês e a Nikeli Oliveira, no wrestling feminino. Para Edson, o segredo está no trabalho do treinador Walter Junio e na união da equipe.
“A gente se ajuda muito. Todos nós estamos evoluindo e treinando junto. O Fabio como já viajou um pouco mais e tem um pouco mais de experiência dá conselhos e é uma alegria muito grande poder competir ao lado deles neste Pan-americano. Um colabora com o outro principalmente para que não haja erro nenhuma nas competições e estamos muito felizes mesmo com essas quatro vagas”, comemorou Edson, o caçula entre os paraibanos e que vai completar 18 anos em setembro.
O grequista estreia em competições internacionais. Além de vencer o Brasileiro, Edson também já venceu a Copa Natal, competição anual e já tradicional do calendário nacional, que este ano será disputada dia 25 de agosto, uma semana depois do Pan, na capital do Rio Grande do Norte. Mesmo com o destacado desempenho nacional, Edson acredita que tanto ele quanto os colegas poderiam estar em um nível ainda mais elevado. A falta de investimento, principalmente de patrocinadores locais, limita o crescimento dos atletas paraibanos. Por isso, Edson quer aproveitar ao máximo a experiência do Pan.
“Infelizmente todo o esporte brasileiro passa por dificuldades. Aqui na Paraíba não é diferente, muitas vezes falta apoio para competirmos em torneios fora do Nordeste e nem todo mundo consegue bancar passagem e hospedagem. Para o Pan-americano, vamos ter o apoio da CBW em nosso transporte e estadia. Todos estão indo com muita vontade de trazer uma medalha para a Paraíba e para o Brasil”, encerrou Edson.
Como torcer para Edson Júnior no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:
Categoria: até 77kg do estilo greco-romano
Dia da luta: 17/08
Local: Centro de Formacao Olimpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelao, Fortaleza – Ceara
Horário: Eliminatórias 10h às 15h e finais