O wrestling brasileiro dá um passo decisivo rumo à popularização da modalidade no país. Isto porque a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e o Serviço Social da Indústria (SESI) São Paulo firmaram um convênio de cooperação esportiva. A parceria será celebrada nesta sexta-feira (20), a partir das 14h, na unidade do SESI, na cidade de Cubatão. A cerimônia terá a participação do superintendente da entidade, Alexandre Pflug, e do presidente da CBW, Flávio Cabral, entre outros convidados ligados ao esporte.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“O Sesi busca o desenvolvimento de jovens atletas. Com esta parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling, poderemos juntos fazer a modalidade crescer, dando condições para que surjam novos talentos que, no futuro, poderão representar o Sesi e o Brasil em competições importantes, até em Jogos Olímpicos”, diz Pflug.
“Nossa gestão vem batalhando por parcerias que garantam consistência e continuidade na formação de atletas masculinos e femininos no wrestling. Nosso esporte demanda investimento baixo para ensino e prática e vem tendo uma adesão cada vez maior entre os jovens. Com o SESI vamos aumentar nosso raio de ação em São Paulo e influenciar outros estados a buscar parcerias que ajudem no crescimento da modalidade”, ressalta Flávio Cabral.
Dados da parceria
Atualmente, 275 crianças e adolescentes praticam wrestling, nas modalidades de participação e aperfeiçoamento esportivo, nos Centros de Atividades e Treinamentos de Cubatão e Osasco, e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) em parceria com seis prefeituras no estado. Eles fazem parte do programa de transferência de tecnologia do Sesi Esporte, que visa a capacitação de profissionais da área de esporte e educação.
A expectativa é que esse número de praticantes aumente em cerca de 30% logo no primeiro ano de vigência da parceria. Através de sua plataforma esportiva, o SESI realizará cursos de capacitação em wrestling para jovens e adultos. Além disso, também apoiará a elaboração de caderno técnico e materiais didáticos.
A entidade também vai disponibilizar seu sistema de gestão esportiva para auxiliar na formação de treinadores, equipe multidisciplinar e gestores. Tudo isso para adequar a metodologia de ensino ao estágio de cada aluno da modalidade: participação, aperfeiçoamento e desempenho.
Além de dar suporte aos cursos de formação e educação, a CBW terá por sua vez a missão de incentivar mais a participação feminina no wrestling. A confederação realizará dois campings de treinamento com treinadores e atletas internacionais e realizará um curso de arbitragem para atletas de alto rendimento do SESI.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O compromisso é também oferecer tapetes de wrestling para permitir o pleno desenvolvimento da modalidade nos CATs, assim como disponibilizar estrutura, recursos, tecnologia e conhecimento para a promoção de eventos da modalidade no estado.
*Da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)