A brasileira Giullia Penalber está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris-2024! Ela garantiu sua vaga na categoria até 57kg do estilo livre feminino ao vencer três lutas e chegar na final do Pré-Olímpico Mundial de wrestling, em Istambul, na Turquia, nesta sexta-feira (10). Kamila Barbosa (50kg) e Sabrina Gama (53kg) disputarão a repescagem, enquanto Laís Nunes (62kg) foi eliminada.
- Brasil fecha participação no Mundial Júnior de curling
- Praia vence confronto chave e encaminha classificação
- Minas domina Zamalek e vence a 1ª no Mundial de Clubes
- Caio Bonfim é campeão do Tour Mundial de marcha atlética
- Conegliano, de Gabi, arrasa com vietnamitas pelo Mundial
Atual 11ª colocada do ranking mundial, Giullia Penalber iniciou sua trajetória nas oitavas de final, vencendo a italiana Aurora Russo por encostamento (4 a 0). Já nas quartas, bateu a quirguiz Sezim Zhumanazarov por superioridade (12 a 0). Por fim, na disputa decisiva pela vaga olímpica, a brasileira superou a uzbeque Laylokhhon Sobirova por 7 a 5, de virada.
Dessa forma, Giullia Penalber torna-se a primeira atleta do wrestling brasileiro a garantir vaga para em Paris-2024. Irmã do judoca Victor Penalber, a carioca de 32 anos fará sua estreia em Jogos Olímpicos. Ela acumula duas medalhas em Jogos Pan-Americanos: um bronze em Lima-2019 e um ouro em Santiago-2023, naquela que foi uma campanha histórica da modalidade.
Vale lembrar que Giullia ficou de fora de Tóquio-2020 depois de ter feito um bom ciclo. Na época, ela disputou o Pré-Olímpico das Américas poucos dias depois de sagrar-se campeã pan-americana, mas acabou caindo em um forte grupo e foi eliminada de forma precoce. Ela ainda participou do Pré-Olímpico Mundial e acabou derrotada na luta decisiva pela vaga olímpica.
Mais brasileiras
Outra atleta que foi ouro em Santiago-2023 e que lutou buscou vaga olímpica nesta sexta-feira foi Laís Nunes, na categoria até 62kg. Diferente de Giullia, no entanto, ela acabou derrotada logo na estreia, ao perder para a sueca Johanna Lindborg, por encostamento (5 a 0). Lindborg caiu nas quartas de final e, por isso, a brasileira não pôde voltar à disputa pela repescagem, ficando sem vaga.
Quem também caiu logo na estreia foi Kamila Barbosa (50kg), que perdeu para a alemã Anastasia Blayvas por 10 a 0. Entretanto, como a algoz chegou na disputa decisiva pela vaga olímpica, a brasileira poderá voltar à repescagem neste sábado (11). Sabrina Gama (53kg) também poderá disputar a repescagem, após cair vencer a vietnamita Nguyen Thi My Trang (5 a 0) e cai para a mongol Khulan Batkhuyag (4 a 0).
Além de Kamila e Sabrina, somente mais um brasileiro competirá no Pré-Olímpico de wrestling neste sábado. Será Pedro Samuel Gonçalves, na categoria até 86kg do estilo livre masculino. Ele entrará em ação a partir das 04h (horário de Brasília) e precisará vencer quatro lutas para conseguir a classificação olímpica para Paris-2024. Esta é a última oportunidade de obter vaga para o megaevento.