O brasileiro Calebe Correa disputou a medalha de bronze na categoria 72kg da luta greco-romana, mas terminou em quinto lugar no Aberto de Zagreb, válido pela Ranking Series da União Mundial de Wrestling (UWW). Marat Garipov também participou do torneio, mas foi eliminado ainda na estreia.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Foi o último dia do torneio que abriu a temporada 24 para a elite do Wrestling. Giulia Penalber foi a que teve melhor desempenho no tapete, já que venceu dois confrontos antes de perder nas quartas no sábado. O torneio também contou com a participação dos brasileiros Cesar Alvan, na quinta (11), Laís Nunes e Joilson Júnior na sexta (12). Destes apenas Joilson venceu uma partida.
A CAMPANHA DE CALEBE
Calebe Correa estreou contra o húngaro Levente Levai e perdeu por pontos, 7 a 3. O adversário chegou na final e portanto Calebe pode participar da repescagem. O brasileiro tinha dois atletas croatas para vencer e assim conquistar a medalha de bronze.
A torcida de Zagreb apoiou o atleta da casa, mas Calebe conseguiu derrotar por 8 a 7. Em seguida já na disputa pelo bronze, o atleta de 26 anos perdeu para Dominik Etlinger por 9 a 0. O juíz decretou vitória por superioridade com 1m41s.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Levente perdeu na final para o azeri Ulvi Ganizade.
Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, Calebe disse que a competição foi muito positiva pois a estratégia da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) era utilizar esse torneio como preparação para a seletiva olímpica em Acapulco, México, entre 28 de fevereiro e 1 de março.
“Essa experiência de ter três lutas com caras experientes da Europa, foi muito proveitoso!! Foram lutas duras que me mostraram pontos de acerto, mostrando que estamos na direção certa, mas também revelaram alguns pontos de melhoria que vamos corrigir e trabalhar para quitarmos eles até a Seletiva Olímpica em fevereiro. Estou bem desejoso dos próximos desafios e competições de preparação para a seletiva olímpica”, comentou o atleta, esse torneio é um dos mais difíceis a nível mundial.
Calebe ainda revelou que a equipe de wrestling do Brasil vai direto para a Bulgária. Eles ficam um mês no país do leste europeu em um regime de treinamento intenso rumo ao pan-americano que servirá de seletiva olímpica.
MARAT CAI NA ESTREIA
Marat Garipov estreou contra o ucraniano Ihor Kurochkin no Aberto de Zagreb. O confronto terminou com vitória do rival por 9 a 0 após 2m02s quando foi enfim interrompido por superioridade técnica. Kurochkin avançou, mas caiu para Sadyk Lalaev, de Belarus. O atleta que compete como atleta neutro venceu Victor Ciobanu de Moldávia e terminou como campeão.