A Copa Brasil definiu os lutadores que representarão o Brasil no wrestling nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, em outubro. A competição, realizada nesta sexta-feira (12), em Brasília, contou com a participação de mais de 200 atletas, e colocou 14 atletas brasileiros na competição multiesportiva continental.
+ Guilherme Morais para nas oitavas do Mundial Júnior de judô
Ao todo, 14 das 30 categorias em disputa tiveram vagas para os Jogos Sul-Americanos de Assunção em jogo. O número foi definido pelo Comitê Olímpico do Brasil e os pesos foram definidos de acordo com a participação no Pan-Americano Sênior de Wrestling 2022. No estilo greco-romano, as seis categorias olímpicas foram contempladas (60kg, 67kg, 77kg, 87kg, 97kg e 130kg). No estilo livre feminino, cinco divisões de peso valeram vaga (53kg, 57kg, 62kg, 68kg e 76kg). Já no estilo livre masculino, três categorias garantiram (74kg, 86kg e 125kg).
Para garantir vaga nos Jogos Sul-Americanos, era preciso que o campeão do Brasileiro Sênior 2022 fosse o mesmo da Copa do Brasil. Em caso de vencedores diferentes, a vaga seria definida em melhor de três lutas entre os dois campeões.
Medalhistas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2018, Joilson Junior (77kg), Giullia Penalber (57kg) e Laís Nunes (62kg) confirmaram suas vagas em Assunção-2022 com os títulos de suas respectivas categorias no estilo greco-romano (ele) e no estilo livre (elas). Joilson bateu o campeão pan-americano sub-20 Guilherme Porto na final, enquanto Giullia superou Mayara Pereira e Laís ganhou de Rayanne Silva.
Disputa feminina
Entre as mulheres, Gracyenne Helena levou o ouro na categoria até 53kg. Kamila Barbosa, multicampeã na categoria até 50kg, subiu de peso para a disputa da Copa Brasil, com o objetivo de ir a Assunção 2022. Ela acabou derrotada na final por Gracyenne, ficando sem a vaga. Na 68kg, Thamires Machado ficou com a vaga, enquanto Ruthy Hellen dos Santos se classificou para o torneio continental na 76kg.
Greco-romana
Entre outros, Erivan Constantino Rocha confirmou a vaga na categoria até 60kg da greco-romana. Na até 67kg, Calebe Corrêa venceu a Copa Brasil e precisou fazer uma melhor de três com Kenedy Pedrosa, vencedor do Brasileiro Sênior. Marcos Silva venceu a categoria até 130kg da Copa Brasil e enfrentou Edouard Soghomonyan, vencedor do Brasileiro, para ficar com a vaga.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Pelo estilo livre masculino, Cesar Alvan, medalhista de ouro, e Dom Juan Ferreira, medalhis de bronze, fizeram o duelo para a vaga da categoria até 74kg nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, com César levando a melhor. Giovanni Piazza ficou com a vaga na 86kg e Guilherme Pradella se classificou na 125kg.