8 5
Siga o OTD

Wrestling

Igor Queiroz e Joilson Júnior vão representar o Brasil na Bulgária

Torneio Dan Kolov e Nikola Petrov é a primeira competição internacional que o Brasil disputa na modalidade nesta temporada. Ambos são do estilo greco-romano e iniciam caminho rumo aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024

Igor Queiroz wrestling Jogos Pan-americanos Júnior Cáli Torneio Internacional Dan Kolov e Nikola Petrov Bulgária Joilson Júnior
Igor Queiroz foi campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli ano passado (Camila Dantas/COB)

Igor Queiroz e Joilson Júnior serão os representantes do Brasil no primeiro torneio internacional de wrestling que o país disputa nesta temporada. Ele participam entre sexta (18) a domingo (20) da 59ª edição do tradicional Torneio Internacional Dan Kolov e Nikola Petrov 2022, em Veliko Tarnovo, Bulgária. Ambos são do estilo greco-romano, sendo Igor da categoria até 97kg e Joilson da atér 77kg.

Comandandos pelo treinador Flavio Ramos, do Sesi-SP, os dois fizeram a semana final de preparação em Sofia, capital búlgara, onde treinaram com a forte equipe búlgara e reencontraram dois treinadores com ligação com o wrestling nacional. Ivan Tsochev, que morou no Brasil durante três anos e trabalhou com as categorias de base, e George Kalchev, integrante de campos de treinamento no país em 2019.

+ Henrique Avancini começa temporada com provas na Espanha

“É muito importante chegar antes e treinar com os atletas locais porque não tem aquele impacto de chegar perto da competição. Aqui na Bulgária treinamos com vários atletas de nível mundial e ainda tivemos a oportunidade de reencontrar esses dois treinadores. George e Ivan ensinaram jovens quando estiveram no Brasil. Ivan por ter morado no Rio de Janeiro durante três anos é muito querido por todos do wrestling. Tinha cinco anos que não o via e foi muito gratificante”, comentou Joilson Júnior, 23 anos, medalhista de bronze pan-americano em 2021 e que ficou a uma vitória de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio na Seletiva Pan-Americana em 2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Igor Queiroz é mais jovem e aos 20 anos conquistou uma medalha emblemática nos Jogos Pan-americanos Júnior de Cáli, na Colômbia, realizado no final do ano passado. Além de ter sido a centésima do Time Brasil no evento, foi de ouro e com um golpe aplicado no último segundo, após distração do adversário, o cubano Liober Hechevarría. “Um lutador nunca pode desistir, tem que lutar até o último milésimo de segundo. Ele achou que a luta já tivesse acabado, mas fui lá e reverti”, dissse, na ocasião.

Mais em Wrestling