8 5
Siga o OTD

Wrestling

Brasil conquista quatro medalhas no Pan-Americano, no México

No penúltimo dia de Pan-Americano de wrestling, quatro brasileiros foram ao pódio no México e o país garantiu mais uma vaga nos Jogos Pan-Americanos Júnior

Pan-Americano de Wrestling
Pan-Americano de Wrestling

O Brasil conquistou quatro medalhas no quarto, neste sábado (12), penúltimo dia do Pan-americano de Wrestling Cadete e Júnior, em Oaxtepec, no México. Os cadetes foram destaques, Yan Landim conquistou a prata na categoria 51kg do estilo greco-romano. Maria Luiza dos Santos do estilo livre feminino até 73kg e João Amorim do estilo greco-romano até 45kg ficaram com a medalha de bronze.

Entre os juniores, Bryan Oliveira levou o terceiro lugar na divisão 61kg, não olímpica e fora do cronograma dos Jogos Pan-americanos Júnior. Pedro Silva terminou em sétimo lugar e garantiu um lugar nos Jogos Pan-americanos Júnior. Elivaldo Costa, da categoria 65kg do estilo livre masculino, não passou pela pesagem.

Neste domingo (13) mais cinco atletas competem pelo Brasil no último dia do torneio. Entre os juniores, Lucas Imbernom, categoria 86kg e Gabriel Silva 125kg lutam no estilo livre masculino. Entre os cadetes, João Batista Neto 60kg, Angelo Anselmo 71kg e Mateus Freire 92kg batalha no estilo greco-romano.

-Conjunto brasileiro conquista a vaga para os Jogos Olímpicos

Juniores

Matheus Barreto 57kg

Matheus estreou nas quartas de finais contra o canadense Fotis Papadopoulos. O brasileiro pontuou primeiro, mas não conseguiu suportar os ataques do adversário e foi encostado. Como Papadopoulos não avançou para final, Matheus não pôde regressar para repescagem. O atleta terminou em 13º lugar.

Bryan Oliveira 61kg

Bryan estreou na categoria não olímpica contra o norte-americano Carter Young e foi batido por superioridade técnica (10 a 0). Como Young seguiu para a disputa da medalha de bronze, Bryan retornou para disputa da medalha de bronze contra o paraguaio Eduardo Leon. O amazonense precisou de apenas 15 segundo para encostar o oponente e conquistar a medalha de bronze para o Brasil.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Pedro Silva 74kg

O brasileiro estreou com uma vitória por superioridade técnica (11 a 0) sobre o argentino Augusto Neiva. Nas quartas de finais, Pedro enfrentou o dominicano Juan Martinez e vencia por 5 a 1. O brasileiro tentou atacar, mas sofreu um contragolpe e foi encostado. Como Martinez perdeu na luta seguinte, Pedro não pôde regressar na repescagem. Como o lutador terminou em sétimo lugar, Pedro garantiu vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior.

Cadetes

Estilo livre feminino – Maria Luiza dos Santos 73kg

A categoria de Maria Luzia foi disputada no sistema todas contra todas e a brasileira estreou com um revés diante da norte-americana, Rose Cassiopi, por superioridade técnica (10 a 0). No segundo combate, a lutadora nacional conseguiu uma virada espetacular. Maria Luiza perdia por 8 a 5 para peruana Aomi Morales até os segundos finais quando no último ataque, conseguiu a queda  com um gancho por fora na perna da oponente, fez 9 a 8 e venceu o combate. Na terceira luta, Maria Luiza conseguiu o touche na primeira ação de ataque sobre a chilena Melanie Sanchez. Na disputa pela prata, a brasileira foi encostada pela mexicana Karime Resendiz e fechou com a medalha de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Estilo greco-romano

Yan Landim 51kg

Yan estreou contra o norte-americano Alan Koehler. O brasileiro buscou a luta desde o início, mas não conseguiu passar pela defesa de Kohler que aproveitou para contra-atacar e abrir vantagem. Yan voltou para o segundo round, mas o americano se defendeu e fechou o placar em 11 a 0.  Na disputa da medalha de prata, o niteroiense enfrentou o peruano Pedro Torres. O niteroiense fui punido com o par terre, mas se defendeu e abriu vantagem ao passar para as costas do oponente. No fim, Yan venceu por 9 a 1 e garantiu a medalha de prata para o Brasil.

João Amorim 45kg

O amapaense João Pedro Amorim estreou contra o mexicano Roberto Baltazar. Os dois realizaram uma luta franca, buscando pontos e alternando as ações. No último round, o brasileiro diminuiu a desvantagem, mas o cronômetro zerou em 12 a 9 para o mexicano. Na disputa da medalha de prata contra o norte-americano Bowen Basset, João não suportou o volume de luta do oponente e terminou o torneio com a medalha de bronze.

Mais em Wrestling