O estilo livre feminino brasileiro conquistou três vagas para os Jogos Pan-americanos Júnior e uma medalha de bronze nesta sexta-feira, terceiro dia do Pan-americano Cadete e Júnior de Wrestling 2021, em Oaxtepec, no México. Meiriele Santos 62kg, Thaissa Riberio 68kg e Ana Júlia dos Santos 76kg. terminaram em quinto lugar em suas respectivas categorias e garantiram vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior 2021, na Colômbia. A equipe nacional ainda faturou uma medalha de bronze na categoria 65kg entre as Cadetes com Juliana Neper.
Meiriele Santos estreou contra a canadense Makitha Brystol nas quartas de finais. A lutadora precisou de pouco mais de 20 segundos para projetar Brystol em um belo movimento e na sequência realizar o encostamento. Na semifinal, a brasileira enfrentou a cubana Yolanda Vargas. A luta vinha equilibrada até a cubana conseguir o touche sobre a lutadora nacional. Meiriele seguiu para disputa da medalha de bronze contra a norte-americana Allya Yates. Yates conseguiu encaixar uma série de cruzetas e ficou com a terceira posição. Com o quinto lugar, Meiriele carimbou a vaga para os Jogos Pan-americanos Júnior 2021.
Já Ana Júlia dos Santos estreou contra a equatoriana Vicky Porozo, que conseguiu passar para as costas da brasileira e abriu 4 pontos no placar. Ana Júlia reagiu e tirou ponto a ponto até o placar ficar em 4 a 3. No último ataque da luta, a brasileira conseguiu o single leg e passou para as costas da oponente, virou o placar para 5 a 4. Na semifinal, Ana Júlia foi superada por touche pela vice-campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude, a argentina Linda Machuca, e seguiu para lutar pelo bronze. Na disputa do terceiro lugar, a brasileira enfrentou a venezuelana Neirili Martinez. O combate vinha acirrado até Martinez conseguir o touche e ficar com o terceiro lugar. Ana Júlia terminou em quinto na Pan de Wrestling e garantiu vaga nos Jogos Pan-americanos Júnior da Colômbia.
+ Fernando Reis e Jaqueline Ferreira garantem vaga no levantamento de peso
Thaissa foi outra que estreou direto nas quartas de finais contra Channeth Campos, do Panamá. A paulista não deu chances para a atleta panamenha e venceu por touche. Na semifinal, Thaissa enfrentou a mexicana Sandra Menchaca. Menchaca liderou o placar, mas viu Thaissa crescer, lutar até o fim e empatar o combate nos segundos finais em 2 a 2. No critério de desempate, a mexicana avançou e a brasileira foi disputar a medalha de bronze contra a dominicana Gloria Felbes. A brasileira liderou o placar, mas sofreu o empate em 2 a 2 e em seguida o encostamento. Apesar da derrota, a brasileira pôde comemorar a classificação para os Jogos Pan-Americanos Júnior.
O Brasil ainda contou com Lislly Lima como uma de suas representantes na disputa do Pan de Wrestling entre júnior. Lutando na categoria até as 57kg, a brasileira perdeu na estreia por superioridade técnica para a chilena Antonia Arriagada por 10 a 0 nas eliminatórias. Como Arriagada não conseguiu avançar para fase final, a brasileira não pôde voltar para repescagem e fora da briga por vagas nos Jogos Pan-americanos Júnior da Colômbia. A paraibana terminou em 13º lugar.
Brasil conquista bronze entre cadetes
Dona da única medalha do dia no Pan-Americano de Wrestling, Juliana Neper conquistou o bronze na categoria 65kg entre as Cadetes mesmo sofrendo duas derrotas. A atleta estreou contra a mexicana Melanie Villalba e sofreu um revés por touche. Na luta pela medalha de prata, a paulista não conseguiu superar a norte-americana Madeline Kubicki, foi derrotada por encostamento e ficou com a medalha de bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O país ainda esteve representado por outras duas atletas na disputa entre os Cadetes no Pan de Wrestling. Lutando na categoria até 57 kg, Mayara Ramos terminou o evento na 4º lugar. Já Adrianny Caetano disputou a categoria até 49kg e fechou o torneio em 5º lugar.