O Brasil disputa de 9 a 13 de junho, o Pan-americano Cadete e Júnior de wrestling, em Oaxtepec, México. O torneio reúne duas categorias etárias: cadetes de 15 a 17 anos e juniores 18 a 20 anos. Normalmente, os eventos acontecem em datas e locais separados, mas este ano ocorrem de forma simultânea. O Brasil será representado por 32 atletas entre cadetes e juniores, 8 treinadores e fisioterapeuta, recorde em competições internacionais.
A divisão Júnior classifica atletas para a primeira edição dos Jogos Pan-americanos Júnior, marcados para novembro, em Cali, na Colômbia. Para garantir vaga, os atletas precisam terminar o torneio entre os sete primeiros colocados nas divisões de peso olímpicas. Caso um atleta colombiano esteja entre os sete, uma vaga é aberta e os oito melhores se classificam.
-Rebeca Andrade mantém pés no chão, mas quer ir com tudo para Tóquio 2020
“Este é o maior projeto que a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) já realizou e um desafio em virtude do grande número de atletas e treinadores na delegação. Todos os principais países das Américas vão enviar suas equipes principais e vamos buscar o maior número de classificações possíveis na categoria Júnior. Para os Cadetes, o objetivo é propiciar uma experiência internacional em um evento de nível continental. Temos uma equipe com atletas de 10 diferentes estados e isso demonstra o crescimento das Federações nas categorias de base”, comentou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.
Os destaques da delegação
Na equipe nacional júnior, nomes como Igor Queiroz do estilo greco-romano 97kg e Meiriele Santos do estilo livre feminino 65kg e Bryan Oliveira do estilo livre masculino 61kg, representaram o país no Pan-americano Sênior (adultos), em maio na Guatemala e são destaques em suas divisões. Assíria Silva e Thaíssa Ribeiro integrantes da Missão Europa do Wrestling em 2020 são candidatas a vagas em suas respectivas divisões de peso. O Brasil compete em 17 das 18 categorias que serão disputadas nos Jogos Pan-americanos Júnior, as mesmas presentes no calendários dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Outra novidade é a presença de oito técnicos na delegação local. Pela primeira vez, a equipe brasileira terá quatro treinadores e quatro treinadoras. Para Rafaela da Luz, com 10 anos de trabalhos dedicados ao esporte, a primeira convocação como treinadora da equipe nacional é motivo de orgulho.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“É a primeira vez que sou convocada pela Confederação e é muito gratificante poder estar na delegação com outras treinadoras mulheres, o que não tinha acontecido antes na modalidade. O objetivo é buscar classificações para os Jogos Pan-americanos e também inspirar mais pessoas a trabalharem com wrestling”, afirmou Rafaela, técnica da equipe do SESI, em São Paulo.
Confira a programação brasileira no Pan-americano Cadete e Júnior 2021
Dia 9 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo greco-romano: Gemerson Moura 60kg; Gabriel Mello 67kg; Gabriel Teles 77kg e Wanderson Silva 87kg
Categoria Cadete – estilo livre masculino: Marcus Vinícius Martins 48kg, Jailson Silva 55kg e Paulo Silva 65kg
Dia 10 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo greco-romano: Igor Queiroz 97kg e Marcos Silva 130kg.
estilo livre feminino: Pollyana Araújo 50kg e Assíria Silva 53kg
Categoria Cadete – estilo livre masculino: Eduardo Trovão 80kg e Rhian Engel 110kg;
Dia 11 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo livre feminino: Lislly Lima 57kg; Meiriele Hora 62kg; Thaissa Ribeiro e Ana Júlia dos Santos 76kg.
Categoria Cadete – estilo livre feminino: Adrianny Caetano 49kg; Mayara Ramos 57kg e Juliana Neper 65kg.
Dia 12 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo livre masculino: Matheus Barreto 57kg; Bryan Oliveira 61kg, Elivaldo Costa 65kg e Pedro Silva 74kg
Categoria Cadete – estilo livre feminino: Maria Luiza dos Santos 73kg; estilo greco-romano João Amorim 45kg e Yan Landim 51kg
Dia 13 – Eliminatórias às 11h e finais às 18h30
Categoria Júnior – estilo livre masculino: Lucas Imbernom 86kg e Gabriel Silva 125kg
Categoria Cadete – estilo greco-romano: João Batista Neto 60kg, Angelo Anselmo 71kg e Matheus Freire 92kg.