A brasileira Giullia Penalber conquistou o ouro do Campeonato Pan-americano de Wrestling 2021, disputado na Cidade da Guatemala, capital da Guatemala. Laís Nunes ficou com a prata e Aline Silva, Kamila Barbosa, Sabrina Gama e Grabriela Rocha ficaram com o bronze. O terceiro dia do torneio foi disputado neste sábado (29). No primeiro, na quinta (27), o Brasil foi quatro vezes ao pódio e no dia seguinte levou mais quatro medalhas.
Giullia Penalber (57kg) chegou na final vencendo as três lutas na fase de grupo. Levou fácil a primeira, fez 10 a 0 na salvadorenha Carolina Melendez, depois derrotou a chilena Javiera Pardo por 2 a 0 e, por fim, passou apertado pela canadense Alexandria Town. Na semifinal, venceu por 8 a 2 a mexicana Alma Escoto e o ouro veio com nova vitória, agora por 9 a 2, sobre Alexandria Town.
Laís Nunes (62kg) também passou o carro na primeira batalha fazendo 10 a 0 na colombiana Jessica Rodriguez. A seguir, perdeu para Kayla Miracle, dos Estados Unidos, por 11 a 1. Foi para a semifinal, onde derrotou a mexicana Alejandra Bonilla para voltar a enfrentar Miracle na disputa pelo ouro. Perdeu de novo, desta vez por 6 a 0.
Bronzes no Pan-americano de Wrestling
A chave de Kamila Barbosa (50kg) começou direto pelas quartas de final. Lá, ela bateu mexicana Daniela Hernandez por 8 a 3. A seguir, já pelas semifinais, pegou a equatoriana Jacqueline Mollocana e perdeu por 3 a 0. Sendo assim, foi para a disputa do bronze contra a colombiana Yusmy Urrego e venceu por 3 a 0.
Sabrina Gama (53kg) disputou a fase de grupos e começou perdendo por 8 a 1 para a mexicana Laura Torres. A seguir, derrotou por 11 a 0 a salvadorenha Karla Gonzalez e se classificou para a semifinal, onde foi derrotada pela equatoriana Luisa Melendres por 6 a 0 e foi disputar o bronze contra a mesma Laura Torres, mas desta vez acabou vencendo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Já Gabriela Rocha (68kg) também começou pelas quartas de final e fez 5 a 0 na chilena Isidora Martinez. A seguir, na disputa por uma vaga na final, perdeu para Tamyra Mensah, dos Estados Unidos, por 10 a 0. Foi para a luta do bronze, contra a canadense Alexia Sherland, vencendo por 10 a 0.
A categoria até 76kg do Pan-americano de Wrestling, de Aline Silva, teve uma chave só no sistema todas contra todas. A brasileira passou pela estreia contra a salvadorenha Josselyn Mejia por 2 a 1. A seguir, perdeu para a equatoriana Genesis Valdez por 11 a 0 e venceu a colombiana Luisa Parra. Na última luta, valendo a medalha de prata para ela, a brasileira perdeu para Adeline Gray, dos Estados Unidos, por 8 a 0.