O wrestling brasileiro encerrou na a participação na Missão Europa, campo de treinamento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Rio Maior (Portugal). Ao longo de 25 dias, atletas, treinadores e fisioterapeuta puderam realizar uma rotina de treino e estrutura em alto nível mesmo com a pandemia causada pelo coronavírus.
+Nova vice da CBW, Aline Silva quer legado além das lutas
“Viemos de um período longo em que os atletas estavam em diferentes condições de treinos em seus estados, e essa experiência nos permitiu voltar a um ritmo competitivo. A última competição foi há 9 meses, e o pré-olímpico está marcado para final de abril. A Missão Europa foi essencial para iniciar a preparação para seletiva.”, afirmou a campeã pan-americana de wrestling, Giullia Penalber, que ainda busca vaga em Tóquio.
Futuro no tapete
Além de Giullia, nomes como Aline Silva, medalhista mundial, atleta olímpica e já classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e Angelo Moreira, multicampeão do estilo greco-romano, a delegação contou com atletas jovens com grandes chances de integrar a equipe nacional nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Destaques como Calebe Correa, André Pinto, Rosemary Brito, Assiria Silva, Gracyenne Helena, Letícia Pimenta e Thaissa Ribeiro, puderam conviver e aprender com os companheiros.
+ Nova vice da CBW, Aline Silva quer legado além das lutas
“Tive oportunidade de treinar com essas referências do wrestling como Angelo e Aline, mas convivendo um período maior com eles pude observar e aprender como se portam. Retorno para o Mato Grosso, muito mais paciente e mais profissional com tudo que aprendi na Missão Europa. Só tenho a agradecer ao COB e a CBW pela oportunidade”, afirmou Guilherme Porto.
Missão Tóquio
Os lutadores da Missão Europa regressam aos estados de origem e se preparam para os torneios de 2021.
O wrestling brasileiro conta com três atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além de Aline Silva da categoria até 76kg, Lais Nunes até 62kg, e Eduard Soghomonyan até 130kg do estilo greco-romano.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A seletiva mundial, última chance de garantir vaga em Tóquio, será realizada em 2021 e classificará dois atletas por peso nas 18 categorias olímpicas da modalidade.