O esporte olímpico segue tentando dar mostras de que irá retornar ainda em 2020. A UWW (União Mundial de Wrestling) soltou uma prévia do calendário para o segundo semestre, cujo evento mais importante, o Campeonato Mundial, está marcado para dezembro, em Belgrado, na Sérvia. Resta saber se até lá, a pandemia irá permitir sua realização.
Isso porque a UWW definiu uma série de protocolos sanitários e regras específicas para a realização de grandes eventos internacionais de wrestling. Ou seja, o calendário de competições está planejado, mas não confirmado.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Restrições
Qualquer competição internacional de wrestling a ser realizada em 2020 deve seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Executivo da UWW. Devem incluir oito das 10 equipes mais bem classificadas de acordo com o ranking mundial e mínimo de 70% dos países participantes (com base na presença de atletas do ano anterior).
Para serem válidas, as condições e os critérios devem ser confirmados pela UWW e pelos organizadores locais dois meses antes do início.
Diante disso, o Campeonato Mundial, marcado para 20 de dezembro, terá que ser confirmado até outubro. Para dinamizar a logística dos eventos, o Mundial Júnior também será em Belgrado, mas com início em 10 de dezembro.
+ Plano para retomada de treinos pós Covid-19 tem quatro fases
Bater o martelo
Em agosto, o Conselho Executivo da UWW irá se reunir novamente para atualizar a situação das competições programadas e reavaliar como está a pandemia globalmente.
O primeiro grande evento de wrestling agendado é o Europeu Júnior, na Macedônia, em 11 de outubro.
Como a pandemia segue causando estragos nas Américas, nenhum evento internacional de wrestling está marcado para ser realizado ainda em 2020.