O wrestling brasileiro encerrou a participação no Pan-americano Sub-15 com três medalhas, uma de prata e duas de bronze, com destaque para Yan Landim. A competição foi encerrada no domingo (3), na Cidade do Panamá.
Yan Landim (44kg) ficou com a medalha de bronze no estilo livre e com a prata no greco-romano. Gustavo da Silva (41kg) foi o outro brasileiro no pódio, com o terceiro lugar no greco-romano.
No estilo livre, a categoria de Yan Landim foi disputada no sistema de grupos, no domingo. O brasileiro venceu na estreia, por superioridade técnica, o guatemalteco Javier Jom. Na segunda rodada, perdeu da mesma forma para Paul Kelly, dos Estados Unidos, atleta que o havia vencido na final do estilo greco-romano, na sexta (1º).
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Desta forma, Landim avançou na segunda colocação para as semifinais onde enfrentou o panamenho Ronald Castillo. Acabou perdendo por 12 a 6 e foi para a disputa do bronze. Lá venceu o colombiano Michael Guevara por 6 a 0.
Prata no greco-romano
No greco-romano, disputado na sexta, Yan Landim venceu o panamenho José Ibarde por 5 a 3 na estreia e, a seguir, bateu por superioridade técnica o guatemalteco Javier Salvador.
No terceiro combate, marcou 3 a 1 no colombiano Mario Caicedo e foi para a final contra Paul Kelly, que ficou com o ouro.
Bronze no Pan-Americano Sub-15
Gustavo da Silva foi o dono da outra medalha que o Brasil conquistou no continental de wrestling. Ele competiu na sexta, no greco-romano, e venceu o panamenho Samir Marciaga por 8 a 0 na estreia.
No segundo combate o brasileiro sofreu um revés diante do peruano Yover Antezano por superioridade técnica e, na terceira luta, venceu o oponente da Guatemala Jeremy Raymundo por touche, mantendo-se vivo na disputa pela medalha de ouro.
No entanto, Gustavo da Silva se machucou no aquecimento para última luta contra o mexicano Roger Baltazar e ficou com a medalha de bronze.
João Victor Oliveira
O Brasil foi representado no greco-romano do Pan-Americano Sub-15 de wrestling também por João Victor Oliveira (68kg). Ele não avançou para a fase de disputa de medalhas.
A categoria de João foi disputada em um sistema eliminatório simples. Ele estreou com vitória por W.O. sobre o colombiano Samuel Palacio e perdeu nas quartas para o peruano Alexander Gomez por superioridade técnica (10 a 0) e não avançou para final. Saiu de lá com a sétima colocação.