Natal, capital do Rio Grande do Norte, será a sede do Campeonato Brasileiro Infantil de Wrestling 2019. Os lutadores dos quatro cantos do país de 8 a 14 anos ou seja, que tenham nascido entre 2005 e 2011, disputam o torneio dias 27 e 28 de setembro no ginásio do CAIC (Centro de Atenção e Integração da Criança e Adolescente).
Com a pesagem no primeiro dia e os combates no segundo dia. Além do Brasileiro Infantil de Wrestling, no mesmo dia serão disputados a Copa Natal e a Terceira Etapa da Juventude. O presidente da FELLOS-RN (Federação de Luta Livre, Luta Olímpica e Submission do Rio Grande do Norte), Carlos Alexandre Sobrinho, comemora a oportunidade de sediar o evento pelo segundo ano consecutivo.
“É muito importante para o Rio Grande do Norte e o Nordeste receber mais uma vez um campeonato nacional e principalmente nesta faixa etária que é a base do nosso trabalho aqui no estado. Além do torneio infantil, vamos ter a Copa Natal e a 3ª Etapa da Juventude. Esperamos contar com a presença dos atletas do nordeste e do Brasil inteiro. A expectativa é que tenhamos 20 estados participando e vamos ter três áreas de luta simultâneas”, projetou Carlos Alexandre.
O Rio Grande do Norte é um dos estados que possui o trabalho voltado majoritariamente para os atletas das categorias de base. Segundo a FELLOS-RN, 37 municípios já possuem praticantes de wrestling, principalmente em escolas. O trabalho já vem rendendo frutos. Gabriel Rocha conquistou a medalha de bronze no Pan-americano Júnior 2018, também realizado no nordeste, em Fortaleza, capital do Ceará. Este ano foi repetiu o terceiro lugar no Brasileiro Sênior. Carlos Alexandre revela o sucesso da modalidade, principal modalidade do estado nos Jogos Escolares nacionais.
“Procuro visitar os municípios, dar workshop e falar da importância do esporte para as crianças nos municípios e falo as oportunidades que o esporte oferece. No Rio Grande do Norte temos os Jogos Escolares Estaduais, além dos Jogos Escolares Nacionais por isso mantemos o foco nas categorias de base. Duas atletas, Evellyn Tayná e Stefany Geovana se classificaram para disputar o Combate Games, equivalente ao Mundial Escolar, na Hungria. Essas classificações nos encheram de orgulho e mostra que o wrestling do Rio Grande do Norte cresce a cada dia”, comemorou Carlos Alexandre.