A United World Wrestling anunciou o Rio de Janeiro como sede da segunda etapa do Beach Wrestling World Series 2019, circuito mundial da versão das areias do wrestling. O Parque Olímpico da Cidade Maravilhosa recebe nos dias 10 e 11 de maio, os melhores lutadores do mundo de uma das modalidades que mais crescem no planeta. Os medalhistas receberão premiação em dinheiro.
Oito categorias de peso vão ser disputadas: quatro no beach wrestling feminino (50 kg, 60 kg, 70 kg e acima de 70 kg) e mais quatro no beach wrestling masculino (70 kg, 80 kg, 90 kg, +90 kg). Além de contar pontos para o circuito Beach Wrestling World Series, o torneio vale vaga para o World Beach Games, que acontece em outubro, na cidade de San Diego, Estados Unidos.
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, a primeira etapa do World Ranking Series acontece nos dias 29 e 30 de março, em Chaves, Portugal. Depois do Rio em maio, os atletas voltam a se reunir em Odessa, na Ucrânia, no mês de agosto. A grande final do circuito está marcada para Zagreb, Croácia nos dias 6 e 7 de setembro.
Sobre o Beach Wrestling
O Beach Wrestling ou Luta de Praia é a versão das areias do wrestling olímpico. Os atletas lutam dentro de uma área circular delimitada por uma fita ou corda em solo arenoso. Os rounds são únicos e o lutador que assinalar três pontos primeiros vence. Quedas com as costas expostas valem três pontos, retirar o adversário da área demarcada vale um ponto, mesma pontuação dada ao oponente sem expor as costas do rival valem um ponto. No Beach Wrestling não há luta no solo.