O dia não foi bom para o Brasil no Mundial de Wrestling, disputado em Budapeste, na Hungria. Nesta sexta-feira (26), Joilson Júnior, no estilo greco-romano e na categoria até 72kg, foi eliminado na repescagem pelo argelino Tarek Benaissa por 4 a 1 e ficou fora da disputa pela medalha de bronze.
Esta foi a melhor colocação de um brasileiro no naipe masculino no Mundial. Joilson Júnior é tricampeão pan-americano da categoria. Neste sábado, o último representante brasileiro na competição vai para a disputa: Angelo Moreira, também no estilo greco-romano e na categoria até 77kg.
O caminho de Joilson no Mundial
Joilson estreou contra Jarvis Tarkong lutador de Palau, país da Oceania. Depois de encaixar o roulé e girar o adversário três vezes, o niteroiense abriu 6 a 0. Na sequência, Joilson conseguiu projetar o rival e o juiz marcou 4 pontos. O córner de Tarkong solicitou o challenge e dois pontos da queda foram retirados. Mesmo assim, o brasileiro fez 8 a 0 e venceu por superioridade técnica. Na segunda luta, Joilson enfrentou o eslovaco Leos Drmola. O brasileiro saiu em desvantagem no placar, 3 a 0, mas conseguiu passar a frente ainda no primeiro round e fechar em 4 a 3. Na volta para o segundo round, Joilson obteve uma projeção de quatros pontos e sofreu um contra-ataque de Drmola que reduziu o placar em 8 a 5. Mas a partir daí, o lutador nacional pontuou seguidamente passando para as costas do rival e faz 15 a 7 para fechar o placar.
Nas quartas de finais, Joilson enfrentou o húngaro Balint Korpasi. Com o apoio das arquibancadas, Balint projetou o brasileiro e abriu 4 a 0 antes da metade do primeiro round. Em seguida, Joilson foi punido com o par terre e anfitrião conseguiu ir para o segundo período com 6 a 0. Sem conseguir furar a defesa do rival, o brasileiro não conseguiu conter mais um ataque de Balint, que marcou mais dois pontos e fechou o placar em 8 a 0. Como Balint avançou para final, Joilson conseguiu a vaga na repescagem.
Garipov não passa das eliminatórias
Outro eliminado no estilo greco-romano, na categoria até 60kg, foi o cazaque naturalizado brasileiro, Marat Garipov, ao perder para o polonês Przemyslaw Piatek por 7 a 4 logo nas eliminatórias. A única chance de continuar na competição era se o polonês chegasse até a final, algo que não aconteceu, pois foi eliminado já na fase de oitavas de final.
Garipov era o segundo estrangeiro a representar o país. Antes dele, o armênio Sargis Khachatryan, que ainda busca a nacionalidade brasileira, tinha lutado também no estilo greco-romano, na categoria até 52kg e chegou até as quartas de final.