Martine Grael e Kahena Kunze flertam com medalha, mas ficam no “quase” e terminam em quarto lugar no Mundial de Vela
As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas da classe 49erFX da vela terminaram em quarto lugar no Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Aarchus, na Dinamarca. A dupla iniciou o dia em quinto lugar, fez uma última regata boa, chegou a ficar em uma posição que lhe daria a medalha, mas fechou a prova em terceiro, e na classificação geral em quarto lugar. Faltaram oito pontos para a medalha.
Além de campeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze já conquistaram quatro medalhas em Campeonatos Mundiais. Foram campeãs em 2014, além de vice em 2013, 2017,e bronze em 2015.
A medalha de ouro ficou com a surpreendente dupla holandesa Annemiek Bekkering e Annette Duetz. Elas estavam bem atrás da equipe austríaca, formada por Tanja Frank e Lorena Abicht, mas estas capotaram no fim da regata, quando pareciam com a medalha garantida. Cruzaram a linha em último e ficaram com a prata. O bronze ficou com as britânicas Sophie Weguelin e Sophie Ainsworth.
Durante a competição, as brasileiras até que foram regulares, mas tiveram um dia, a quarta-feira, bem ruim. Na ocasião, em três regatas, ficaram em nono, 16º e 27º, chegando a sair do top oito da classificação geral. A recuperação veio no dia seguinte, o último antes da regata da medalha, com um segundo e um terceiro lugares.
O Brasil ainda tem uma chance de medalha no Mundial de vela. Neste domingo, Samuel Alebrecht e Gabriela Nicolino disputam a regata final da classe Nacra 17. Eles estão em quinto lugar no geral, mas apenas 12 pontos atrás dos líderes, e a nove dos terceiros colocados.
A delegação nacional fechou o Mundial com três vagas olímpicas conquistadas. Na classe Laser, com João Pedro Oliveira, e nas classes citadas acima, a 49erFX, e a Nacra 17. As outras sete categorias terão duas chances de se classificar: pelo Mundial do ano que vem e por um evento continental.