Quarteto brasileiro termina em 5º no Mundial de tênis de mesa, melhor colocação da história na competição
Décima colocada no ranking mundial por equipes, a seleção brasileira foi eliminada, nesta sexta-feira, do Campeonato Mundial pela líder da classificação, a Alemanha, por 3 a 1, em confronto muito equilibrado. Com o resultado, o quarteto nacional, formado por Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Eric jouti e Vitor Ishiy fecha a competição em quinto lugar, o melhor resultado da história do país.
Em 1959, há quase 60 anos, a equipe nacional terminou em sexto lugar na competição.
Nesta sexta-feira, os dois times entraram com estratégias diferentes do início do torneio. Pelo Brasil, o técnico Francisco “Paco” inverteu seus jogadores, e colocou Gustavo Tsuboi para atuar em apenas uma partida, e Eric Jouti em duas. O intuito era que Tsuboi fizesse um jogo só, mas esse contra, na teoria, o jogador mais fraco do adversário. Mas, os alemães também trocaram a tática. Timo Boll, segundo do ranking, sequer entrou em ação. Dimitrij Ovtcharov, terceiro do ranking, entrou como aquele jogador que só atuaria uma vez, ou seja, jogaria contra Tsuboi.
Hugo Calderano X Bastian Steger
Hugo Calderano começou muito melhor a partida e, em pouco tempo, matou o primeiro set em 11/4. No segundo, porém, Steger parecia mais concentrado e, logo de cara, abriu 4 a 0. Depois, só manteve o placar para fechar em 11/6.
No terceiro set, Hugo até que estava acertando boas bolas, mas Steger conseguia responder todas. O alemão abriu frente no início, mas Hugo buscou, 5 a 5. O brasileiro, com dois bons saques, abriu 10 a 8 e, em um lindo contra-ataque, fez 11 a 8. No quarto set, o brasileiro seguiu dominando, sempre com o rival colado, mas conseguiu fazer 11/6.
Eric Jouti X Ruwen Filus
Filus começou bem, conseguindo defender bem todos os ataques de Eric. O brasileiro não deixou o alemão disparar no placar, mas também não alcançou o rival. No fim, 11/6 para o atual 21º do ranking. O jogo no segundo set seguiu parecido. Jouti partia para o ataque, Filus se defendia com maestria e, ou esperava o erro do brasileiro, ou conseguia matar o ponto. No fim, 11/8.
No terceiro set, mais do mesmo. Eric atacava, atacava e atacava, o alemão se defendia muito bem e conseguia anotar os pontos. 11/9 para Filus.
Gustavo Tsuboi X Dimitrij Ovtcharov
Jogando contra o número 3 do ranking mundial, Tsuboi começou muito bem, abriu 6 a 4 após lindo golpe. Depois, para fazer 7 a 5, fez outra linda passada. Depois, porém, o alemão empatou anotou vários pontos seguidos e abriu 10 a 8, e depois fez 11/9.
No terceiro set, o brasileiro abriu 5 a 2 e comandou o placar até o fim. Usando muito bem o saque, que é uma de suas armas, abriu 9 a 5, mas viu o rival empatar 9 a 9. Ali, brilhou e, em duas trocas de bolas longas, fez 11/9 e empatou o jogo.
Na terceira parcial, mais equilíbrio. No 6 a 5 para o alemão, uma paralela após uma troca de bola fez a diferença e Ovtcharov abriu 7 a 5. Placar final, 11 a 7. No quarto set, passeio alemão, 11 a 3.
Hugo Calderano X Ruwen Filus
O melhor jogador do Brasil começou a partida dominando, fez 11/7 e abriu 1 a 0 no placar. O in´picio do segundo set, porém foi todo do alemão, que em pouco tempo já fez 7 a 2. No fim, eu uma bela cortada, fechou em 11/5 e deixou tudo igual.
O embalo do alemão seguiu no terceiro set. Se defendendo muito bem ,como de costume, se aproveitou da impaciência, em alguns momentos, de Hugo Calderano. O placar ficou 8 a 3. O brasileiro foi buscar e, encaixando ótimos ataques e ganhando muito confiança, virou para 11 a 8. No quarto set, nova vitória do alemão, que virou de 9 a 7 para 11 a 9. No último set, Filus seguiu com a mesma tática, começou melhor, e Hugo foi buscar o placar, empatando em 9 a 9. Aí, o alemão anotou dois pontos seguidos e liquidou a parada.