Vice-líder do ranking da categoria até 67kg, Vinicius Figueira está na final do Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Madrid, na Espanha. Após uma longa campanha nesta quarta-feira, foram seis lutas e seis vitórias, ele garantiu um lugar na decisão da competição, que será no sábado.
Ele, que tem no currículo a medalha de bronze no Mundial de 2014, aparecia na lista dos favoritos antes do início do torneio. Na estreia, sofreu um pouco, mas venceu Jess Rosielo, da Bélgica, por 1 a 0. Depois, passou por 2 a 0 contra o polonês Milosz Sabiecki. Na terceira rodada, na teoria pegaria a maior pedreira da chave, o húngaro Martial Tadisse. O brasileiro se defendeu muito bem e, com um chute na cabeça do rival, venceu por 4 a 0. O egípcio Ali Alsawy foi o adversário nas oitavas de final, e a vitória veio por 2 a 1, de virada, com direito a revisão de um golpe pelo vídeo.
Nas quartas de final, o rival foi Rahman Almasafta, da Jordânia. O brasileiro fez o primeiro ponto e conseguiu controlar bem as entradas do rival para se garantir na semi. Na semifinal, enfrentou o chileno Camilo Velozo e venceu por 3 a 1, com um belíssimo chute na cabeça do rival
“Estou feliz e a sensação de que de tudo que fizemos deu certo. De manhã acordei e vi o quão difícil minha chave estava. Nas lutas mais importantes, contra atletas muito bons, administrei o nervosismo e joguei meu jogo da forma correta” – disse.
Valéria Kumizaki perdeu na primeira luta na categoria até 55kg. Atual vice-campeã mundial, ela perdeu para a sérvia Duma Dirmis, após um 0x0, os árbitros deram a vitória para a rival.
Na categoria até 75kg, Williams Quirino perdeu na primeira rodada para o atleta da Tunísia, Walid Guezmil, por 4 a 0. Como o algoz não seguiu na competição, ele ficou sem chances de ir à repescagem. No peso até 61kg, Stefani Lima venceu na estreia a finlandesa Emma Aronen por 1 a 0, mas caiu na segunda luta diante da jordaniana Assel Alnaimi. O combate terminou empatado em 1 a 1, mas a asiática levou vantagem pois fez o primeiro ponto.