Uma rodada de estreia perfeita para as duplas brasileiras nesta quarta-feira (17.10), na etapa quatro estrelas de Las Vegas, nos Estados Unidos, pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018/2019. Os três times femininos do país que entraram em quadra pelo classificatório – fase preliminar que garante acesso ao torneio – conseguiram resultados positivos e avançaram.
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES) e Tainá/Victoria (SE/MS) superaram suas adversárias pelo classificatório e se unem a Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) e Josi/Lili (SC/ES), que já estavam garantidas pelo ranking de entradas. Agora, os times são divididos em oito grupos de quatro, com os três melhores avançando à fase eliminatória.
A mineira Ana Patrícia, que ao lado de Rebecca garantiu a vaga após vencer as sérvias Milosevic e Vojnovic por 2 sets a 0 (21/13, 21/8), comentou a boa fase do time e o desafio de enfrentar um jogo eliminatório logo na estreia em Las Vegas. A dupla foi ao pódio das duas últimas etapas, com um ouro e uma prata em eventos na China.
“Estamos em um processo de crescimento, somando pontos para tentar entrar nas competições pelo ranking de entradas, sem passar pelo classificatório. Todo jogo para nossa equipe, atualmente, é uma final. Temos esse objetivo de buscar uma vaga na corrida olímpica. São vários times fortes, muitos deles do Brasil, então temos que entrar sempre concentradas. A adrenalina é grande no, pois uma derrota faz você voltar para casa”, disse.
Maria Clara e Elize Maia também comemoraram. Elas superaram as austríacas Eva Freiberger e Valerie Teufl por 2 sets a 0, com duplo 21/12. A carioca Maria Clara comentou a adaptação ao fuso horário, já que o time saiu da China no último final de semana.
“Foi ótimo vencer nessa estreia, uma vitória importantíssima. A viagem da China aos Estados Unidos não é fácil, o corpo vai se acostumando aos poucos. Na primeira noite, dormi cerca de duas horas, na segunda noite, quatro ou cinco horas. Estamos contentes, queremos fazer um torneio melhor do que fizemos nas etapas passadas, na China”, declarou.
No último jogo do Brasil nesta quarta-feira, Tainá e Victoria superaram as gêmeas canadenses Megan e Nicole McNamara, vice-campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014. Triunfo das brasileiras por 2 sets a 0 (21/15, 21/17). A sergipana e a sul-mato-grossense são as atuais vice-campeãs do Superpraia e vivem grande fase.
No naipe masculino, os três times inscritos do Brasil já entraram direto na fase de grupos, pelo ranking de entradas. São eles Guto/Saymon (RJ/MS), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB).
A competição em Las Vegas já conta pontos para a temporada 2018/2019 e é uma parceria da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com o P1440, circuito idealizado pela norte-americana Kerri Walsh, tricampeã olímpica. Serão quatro eventos no total, mas apenas Las Vegas contará pontos para o tour internacional, atendendo ao formato de competição da FIVB.
A disputa em Las Vegas, que também terá shows musicais e atividades esportivas e culturais ao público, distribuirá mais de R$ 1 milhão aos atletas, com os campeões de cada gênero recebendo cerca de R$ 70 mil. Este também é o primeiro de cinco eventos confirmados nos Estados Unidos nesta temporada.
Las Vegas é a segunda etapa quatro estrelas da atual temporada. Desde 2017, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica os torneios de uma a cinco estrelas, de acordo com a premiação e o número de pontos que oferecem. Nas etapas da temporada 18/19, que começaram em setembro, o Brasil já conquistou quatro medalhas.