8 5
Siga o OTD

Vôlei de Praia

Por descanso, Alison e Bruno abrem mão de disputar abertura do circuito brasileiro

Há pouco mais de um mês em Copacabana, Alison e Bruno Schmidt conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro. Depois, no último domingo, eles venceram a World Tour Finals, em Toronto, no Canadá, última etapa do circuito mundial de vôlei de praia. Cansada da maratona e com os principais objetivos alcançados, a dupla resolveu abrir mão de participar da abertura da temporada nacional, que será realizada a partir de sexta-feira em Campo Grande. No lugar dos campeões olímpicos entraram os capixabas Vinícius e Marcus Borlini, em razão de serem os primeiros no ranking de inscrições para a etapa inaugural do Nacional e foram promovidos ao Open.

Será a décima sétima vez que a capital do Mato Grosso do Sul será sede de uma etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. A partir desta sexta-feira (23.09) o parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS) receberá os principais nomes da modalidade no país no evento que abre a temporada 2016/2017 do Open. Serão 32 duplas (16 de cada gênero) na briga pelo topo do pódio.

O primeiro torneio sediado na cidade foi em 1994, ainda nos primeiros anos do circuito. Desde então foram 16 eventos, sendo 11 do tipo Open, o último em 2010. De 2012 a 2015 as etapas realizadas foram do Circuito Challenger, assim como a que aconteceu em 2002. O multicampeão Emanuel lidera as estatísticas entre os homens com cinco títulos em Campo Grande. No feminino, Shelda, Juliana e Larissa dividem a liderança com quatro ouros cada. Aliás, Juliana e Larissa, que conquistaram os quatro títulos jogando juntas, hoje estão e lados opostos e podem desempatar a disputa.

As partidas acontecem de sexta-feira (23.09) a domingo (25.09) com entrada franca. O público local terá a oportunidade de as melhores duplas do pais. No torneio masculino estarão:Pedro Solberg/Evandro (RJ), Thiago/George (SC/PB), Oscar/Hevaldo (RJ/CE), Luciano/Bruno de Paula (ES/AM), Saymon/Álvaro Filho (MS/PB), Jô/Vitor (PB), Ricardo/André Stein (BA/ES), Daniel Souza/Bernat (RJ), Léo Vieira/Averaldo (DF/TO), Gilmário/Moisés (PB/BA), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Harley/Allison Francioni (DF/SC), Nilton/Guto (RO/SP), Márcio Gaudie/Vinícius (RJ) e Vinícius/Marcus Borlini (ES).¹

A briga pelo título entre as mulheres contará com: Larissa/Talita (PA/AL), Duda/Elize Maia (SE/ES), Juliana/Taiana (CE), Carol Solberg/Rebecca (RJ/CE), Lili/Maria Elisa (ES/PE), Josi/Thati (SC/PB), Val/Renata (RJ), Neide/Ângela (AL/DF), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Vivian/Andressa (PA/PB), Luciana/Luiza Amélia (CE), Fabíola/Pauline (DF/RJ), Rafaela/Érica Freitas (PA/MG), Sandressa/Victoria (AL/MS), Carolina/Bárbara Ferreira (RJ) e Izabel/Tainá (PA/SE).

O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017, com cidades a definir. Além de Campo Grande, o tour nacional passará por Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e São José (SC). Confira as datas das etapas confirmadas abaixo:

– Campo Grande (MS): 23 a 25 de setembro
– Brasília (DF): 14 a 16 de outubro
– Uberlândia (MG): 28 a 30 de outubro
– Curitiba (PR): 17 a 20 de novembro
– São José (SC): 9 a 11 de dezembro

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia