Na última etapa do Circuito Challenger de Vôlei de Praia, Carol Horta/Rebecca e Rafael/Renato levam o título em Jaboatão dos Guararapes (PE)
A quarta e última etapa do Circuito Challenger de vôlei de praia 2018, em Jaboatão dos Guararapes (PE), contou com campeões inéditos. Carolina Horta/Rebecca (CE) e Rafael/Renato (PB) conquistaram o título na manhã deste domingo (19.08), subindo ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez. Além disso, o título geral – que soma o resultado das quatro paradas – também foi definido após os jogos na arena montada na Praia de Piedade.
No naipe masculino, os irmãos gêmeos Rafael e Renato concluíram uma semana perfeita em Jaboatão. Eles já haviam conquistado o título do Circuito Brasileiro Sub-21, na última quinta-feira, e mostraram que podem bater de frente com duplas mais experientes. E foi o que aconteceu. Vitória por 2 sets a 0 (21/17, 22/20) sobre Léo Vieira/Jô (DF/PB), em 45 minutos.
“Só temos a agradecer aos nossos familiares, por acreditarem em nosso trabalho e nos incentivarem. E ao nosso centro de treinamento, o CT Cangaço. Representar nosso estado e sentir a evolução que temos tido como dupla é algo incrível. Queremos seguir evoluindo e vamos focar nos próximos objetivos na temporada”, disse Rafael.
A derrota na final, porém, não foi tão amarga para o brasiliense e o paraibano. Com a segunda posição, eles confirmaram o título geral da temporada, chegando aos 1.240 pontos no ranking. Completando o pódio da etapa de Jaboatão, Matheus Maia e Felipe Cavazin (RJ/PR) superaram Marcus e Ferramenta (RJ) na disputa da medalha de bronze.
A mesma situação ocorreu no naipe feminino. Carolina Horta e Rebecca (CE) superaram Victoria e Tainá (MS/SE) por 2 sets a 0 (21/12, 21/16), em 30 minutos, conquistando o primeiro ouro no Challenger 2018. Mas as vice-campeãs da etapa acabaram ficando com o título geral da temporada, somando 1.400 pontos no total, na liderança isolada. Carol Horta comentou a felicidade pelo título reencontrando sua primeira parceira.
“A Ana Patrícia, parceira da Rebecca, estava passando férias com os familiares. Surgiu o convite da Rebecca e topei. Foi muito bacana, relembramos a época de base, quando atuamos juntas. Começamos lado a lado, em 2009. Sempre treinamos e isso já dá um entrosamento natural. Ajudou muito durante o torneio. Estou muito feliz, amanhã é meu aniversário, então foi um presente antecipado”, disse Carol Horta.
A medalha de bronze do torneio pernambucano ficou com Andrezza e Neide (AM/AL), que superaram Val e Izabel (RJ/PA) por 2 sets a 1 (21/13, 16/21, 14/16), em 48 minutos de duração. O Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol transmitiu todas as partidas da quadra central ao vivo e todas as partidas tiveram entrada franca.
Na abertura do Challenger, em Maringá (PR), os títulos foram para Márcio Araújo/Luciano (CE/ES) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE). Na segunda etapa, no Rio de Janeiro (RJ), Vivian/Vitoria (PA/RJ) e Marcus/Luciano (RJ/ES) ficaram com a medalha de ouro.
A competição tem o seguinte formato: 12 duplas em cada gênero são divididas em três chaves de quatro. Os primeiros e segundos de cada chave, além de dois melhores terceiros, avançam às quartas de final, e deste ponto o torneio segue em formato eliminatório simples.
Em Brasília (DF), ouro para Tainá/Victoria (SE/MS) e Léo Vieira/Jô (DF/PB), fechando a temporada com os campeões de Jaboatão, Carol Horta/Rebecca e Rafael/Renato. Os campeões de uma etapa recebem 200 pontos no ranking geral e cerca de R$ 13 mil em premiações.
O Challenger é composto por quatro torneios em quatro cidades diferentes, entre junho e agosto de 2018. Ele ocorre entre o término de uma temporada, e o início de outra do Circuito Brasileiro Open, mantendo em atividade atletas que não estão atuando no Circuito Mundial, garantindo um calendário competitivo durante todo ano para mais competidores.