Ágatha/Duda, Carol Solberg/Maria Elisa, Maria Clara/Elize Maia se garantiram de maneira invicta nas oitavas de final da etapa de Moscou do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Ana Patrícia/Carolina Horta disputam a repescagem
O Brasil começou com vitórias importantes na etapa quatro estrelas de Moscou, na Rússia, pelo torneio feminino. Foram seis vitórias em sete jogos de duplas do país nesta quinta-feira (09.08), com três delas avançando às oitavas de final invictas: Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES). Já Ana Patrícia e Carol Horta (MG/CE) perderam na estreia, mas seguem com chances de irem à repescagem.
As adversárias das brasileiras nas oitavas de final serão conhecidas apenas nesta sexta-feira (10.08), quando serão encerrados os jogos da fase de grupos e repescagem. As finais da competição válida pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018 ocorrem no domingo (12.08). O Brasil é o atual campeão no naipe feminino em Moscou, tendo vencido na temporada passada com a então dupla formada por Larissa/Talita (PA/AL).
Maria Clara e Elize Maia, que avançaram à fase de grupos após vencerem no classificatório, mantiveram o excelente ritmo com dois triunfos importantes. No primeiro, superaram as alemãs Laboureur e Sude por 2 sets a 1 (21/16, 10/21, 15/13), em 43 minutos. Horas depois, em jogo valendo o primeiro lugar do grupo C, vitória contra Tina e Anastasija, da Letônia, por 2 sets a 1 (21/16, 16/21, 15/9), também em 43 minutos de duração.
Quem também começou com duas vitórias seguidas foram as vice-líderes do ranking mundial, Ágatha e Duda. Elas estrearam vencendo as russas Abalakina e Dabizha por 2 sets a 0 (21/13, 21/15), em 28 minutos. Na partida dos vencedores, valendo liderança da chave B e vaga antecipada nas oitavas, vitória por 2 sets a 0 (21/19, 21/14) sobre as norte-americanas Emily Day e Betsi Flint, em 33 minutos de duração.
“Foi um bom dia. Nós estávamos realmente focados em ter uma boa estreia na fase de grupos. Nos últimos torneios nós garantimos a vitória no primeiro jogo e isso é sempre um grande objetivo para nós. Agora temos um jogo a menos, mais descanso e normalmente o sorteio deve ser melhor para nós, em teoria. Estamos felizes, conseguimos o que queríamos hoje”, disse Ágatha.
As campeãs brasileiras Carol Solberg e Maria Elisa também largaram bem, vencendo primeiro as russas Bocharova e Voronina, com duplo 21/13, em 28 minutos. Horas depois, valendo a vaga antecipada às oitavas de final e liderança do grupo D, vitória sobre as suíças Nina Betschart e Tanja Huberli por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 39 minutos. Maria Elisa analisou o clima e a estreia no torneio.
“Este ano o clima tem ajudado muito, mas Moscou não é confiável, temos que sair de guarda-chuva, roupa de calor e um casaco na bolsa. Fomos muito agressivas nos jogos desta quinta, sacamos bem, facilitando o resultado final. Passamos por uma etapa, agora começa o torneio novamente, com fase eliminatória e precisamos continuar com esta pegada”, declarou.
Ana Patrícia e Carolina Horta largaram sem vitória, mas seguem com chances de avançar. Na estreia, derrota para as finlandesas Taru Lahti e Anniina Parkkinen por 2 sets a 0 (21/15, 21/17), em 33 minutos. Nesta sexta-feira, enfrentam as russas Moiseeva/Syrtseva e precisam vencer para avançar à repescagem da competição.