Na briga pela medalha de ouro, Bárbara e Fernanda são derrotadas por Hermannova e Slukova de virada e ficam com o vice-campeonato na Etapa de Viena
Brigando pelo título da Etapa de Viena do Circuito Mundial de vôlei de praia, Bárbara e Fernanda sofreram uma virada neste sábado e foram derrotadas por 2 sets a 1 pelas tchecas Hermannova e Slukova.
As brasileiras começaram muito bem na partida, ditando o ritmo do jogo e vencendo o primeiro set com certa tranquilidade por 21 a 10, se aproveitando dos erros das adversárias.
Porém, o cenário mudou completamente no segundo set e as tchecas vieram com tudo para cima de Bárbara e Fernanda. As brasileiras pouco conseguiram fazer para tentar equilibrar o jogo e Hermannova e Slukova deixaram tudo igual no marcador ao vencer o set por 21 a 16.
Com o empate nos dois primeiros sets, a partida teve de ser decidida no tie-break. A disputa foi bastante disputada, mas as tchecas conseguiram abrir 14 a 11, conseguindo três match points. Bárbara e Fernanda ainda conseguiram descontar mais um ponto, mas logo a derrota foi sacramentada.
A conquista da medalha de prata no Major Series de Viena rende 1.080 pontos e um prêmio de cerca de R$ 110 mil para as brasileiras. É a terceira medalha no Circuito Mundial 2018 de Fernanda e Bárbara, já que elas haviam vencido o Major Series de Fort Lauderdale, em março, e a etapa quatro estrelas de Huntington Beach, em maio, ambas nos EUA. Bárbara comentou a partida final, após uma campanha de cinco vitórias e duas derrotas.
“Estamos um pouco frustradas, claro, pois começamos a partida muito bem. Focamos na estratégia e acredito que elas tiveram um pouco mais de paciência que nós, souberam passar pela parte ruim do jogo. Sabíamos que seria um jogo difícil. Temos que aprender com nossos erros, estudar para melhorarmos ainda mais nos próximos torneios”, disse Bárbara.
“Elas souberam sair de uma situação difícil e retomar a concentração do jogo, sacaram bem. Acontece. O terceiro set foi muito igual, disputado, mas elas acabaram vencendo. Fizemos um bom torneio, estou orgulhosa pela final, vamos buscar dar nosso melhor nos próximos torneios”, completou a bloqueadora Fernanda Berti.
No quadro geral, o Brasil soma agora 23 medalhas no Circuito Mundial de vôlei de praia 2018, sendo oito de ouro, 11 de prata e quatro de bronze (veja a lista completa abaixo). Maria e Carol, que somaram 840 pontos no ranking pelo quarto lugar, além de cerca de R$ 55 mil em prêmios, também aprovaram o desempenho geral em Viena.
“Tivemos muitas coisas boas neste torneio, saímos situações difíceis para alcançarmos a semifinal, com muita parceria. Tivemos uma evolução. Apesar de ter perdido os últimos jogos neste sábado, existiu um trabalho psicológico muito bacana. Acredito que erramos um pouco na parte técnica, não foi possível sacar tão bem, como fizemos ontem. Foi a diferença. Mas saio sabendo que buscamos nosso melhor, sempre juntas. A cara do nosso time é de muita luta e é o que vamos levar para a próxima etapa, na Rússia”, disse Maria Elisa.
Maria Elisa e Carol Solberg perdem na disputa do bronze
Mais cedo, Maria Elisa e Carol Solberg disputaram o terceiro lugar com as holandesas Keizer e Meppelink.
As brasileiras acabaram derrotadas por dois sets a zero (21 a 19 e 21 a 18), ficando com o quarto lugar na Etapa de Viena.
Homens se despedem
No torneio masculino, as quatro duplas do Brasil se despediram neste sábado (04) do Major de Viena. Alison e André Stein (ES) foram superados nas oitavas de final pelos compatriotas Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF) por 2 sets a 0 (21/12, 21/18).
Quem também caiu nesta fase e ficou em 9º foi Ricardo/Guto (BA/RJ), superado pelos noruegueses Mol e Sorum por 2 sets a 1 (16/21, 21/19, 15/5).
Poucas horas depois, Pedro e Bruno também acabaram eliminados. Eles foram derrotados nas quartas de final pelos poloneses Fijalek e Bryl: 2 sets a 0 (21/15, 25/23). Já Evandro e Vitor Felipe caíram para os medalhistas olímpicos Brouwer/Meeuwsen, da Holanda, que venceram os brasileiros por 2 sets a 1 (17/21, 21/16, 15/13), em 55 minutos.