O Brasil segue com grande campanha no World Tour Finals, evento disputado até o próximo domingo (18.09) em Toronto, no Canadá, com as melhores duplas da temporada. Larissa/Talita (PA/AL) venceram as argentinas Gallay e Klug nesta sexta-feira e avançaram à semifinal do último torneio internacional do ano. A dupla verde e amarela busca o bicampeonato da competição.
Elas voltam à quadra neste sábado (17.09), quando encaram as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, campeãs olímpicas nos Jogos do Rio. A outra semifinal será entre as suíças Zumkehr/Heidrich contra as compatriotas Forrer/Vergé-Depré. A disputa do bronze e a final do torneio feminino, também no sábado, terão transmissão do SporTV a partir das 14h30.
A vitória sobre as argentinas veio em dois sets diretos, com um duplo 21 a 17, em 35 minutos de jogo. Larissa e Talita tinham enfrentado Gallay e Klug apenas uma vez, com vitória em 2014.
“Não podemos perder o foco e a concentração contra as argentinas. Mantivemos o ritmo e jogamos muito bem. Estamos no final da temporada, o desgaste físico existe, mas estamos felizes. Este é o maior evento do ano, com as melhores duplas, então vamos defender esse título, essa é a nossa motivação”, destacou Talita.
Os homens também entraram em quadra, ainda pela fase de grupos, com um resultado positivo e um tropeço. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) venceram e vão direto às quartas de final. Já Evandro e Pedro Solberg foram superados e terão que disputar as oitavas de final.
Alison e Bruno Schmidt superaram os mexicanos Virgen e Ontiveros por 2 sets a 0 (21/15, 21/17), em 35 minutos de jogo. Destaque para os oito bloqueios do ‘Mamute’, que conseguiu também três aces no duelo. Nas quartas de final, neste sábado, eles encaram o vencedor do duelo entre os poloneses Fijalek/Prudel contra os canadenses Binstock/Schachter.
“Foi um grande jogo, segunda partida e a segunda vitória. Fizemos uma chave muito boa, colocando o ritmo desde o início. Acho que este é o caminho das vitórias, impondo nosso ritmo. Amanha estamos nas quartas de final e queremos fazer um bom campeonato, isso é o mais importante. Venha quem vier, temos que fazer um bom jogo”, disse Alison.
Evandro e Pedro Solberg lutaram, mas acabaram superados pelos canadenses Saxton e Schalk por 2 sets a 1 (23/21, 15/21, 15/13), em 56 minutos. Evandro anotou cinco aces, mas os ataques desperdiçados pela dupla brasileira acabaram fazendo falta. Agora, pelas oitavas de final, encaram os italianos Carambula e Ranghieri. Se vencerem, jogam nas quartas contra os letões Samoilovs e Smedins.
“Estávamos ganhando o primeiro set por 15 a 10, não podemos vacilar como fizemos. Mas vamos em frente, amanhã (sábado) o torneio começa para nós, bola para frente. Torcida do Brasil está ai para dar força, como em quase todos os lugares do mundo. Vamos em busca da vitória”, disse Pedro Solberg.
O primeiro colocado de cada chave vai direto às quartas de final. Segundos e terceiros colocados disputam uma rodada a mais – oitavas de final. Nenhuma equipe é eliminada na fase de grupos. A segunda fase é disputada em jogos eliminatórios diretos.
Além de reunir as melhores duplas da temporada – dos seis medalhistas dos Jogos Olímpicos do Rio, quatro estarão no torneio em Toronto -, a competição também oferece a maior premiação dos eventos internacionais. Ao todo são distribuídos 500 mil dólares, com os campeões de cada naipe recebendo 100 mil dólares.
O Canadá volta a receber uma etapa internacional após cinco anos. Antes, o último torneio havia sido o Open de Quebec, em 2011. Já Toronto não recebia uma etapa desde 2000, quando sediou um Open. Nas oito etapas realizadas no país, o Brasil lidera o quadro de medalhas. São 13 entre os homens e 14 entre as mulheres.