Na final, da etapa de Espinho do Circuito Mundial de vôlei de praia, Ricardo e Guto foram superados por Samoilovs/Smedins (LET).
A participação brasileira na chave masculina do torneio de Espinho (POR) terminou com uma medalha de prata. No início da tarde deste domingo (08), a dupla recém-formada entre Ricardo e Guto (BA/RJ) fez uma partida bastante equilibrada com Samoilovs/Smedins (LET), mas acabou superada na decisão do evento quatro estrelas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2018. Os letões superaram os brasileiros no tiebreak (21/13, 19/21 e 22/20), e levaram o ouro.
“Foi um grande resultado para nossa dupla, é apenas o segundo torneio que jogamos juntos e conseguir uma medalha é ótimo. É uma pena que perdemos alguns pontos decisivos no final, mas isso faz parte do esporte. O que importa é que conseguimos chegar no pódio”, comentou Guto após a partida final.
Na semifinal, Ricardo e Guto fizeram um duelo caseiro contra Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), e passaram à final com vitória por 2 sets a 0 (25/21 e 25/19). Na disputa de bronze, Evandro e Vitor lutaram bastante, mas sofreram o revés para Thole/Wickler (ALE) por 2 sets a 1 (21/17, 12/21 e 11/15).
Com os resultados em Portugal, Ricardo/Guto somou 720 pontos no ranking da temporada, além de levar o prêmio de 16 mil dólares. Já Evandro e Vitor levaram 560 pontos e oito mil dólares.
Outras quatro duplas do Brasil estiveram no evento em Espinho. Em nono lugar, Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) ficou com 400 pontos e quatro mil dólares. Alison/André (ES) caiu ainda na fase de grupos, e terminou na vigésima quinta posição, somando 240 pontos e dois mil dólares em premiação. Luciano/Álvaro Filho (ES/PB) e Thiago/George (SC/PB) não passaram do country quota.
Na próxima semana, o Circuito segue para a Suíça. Entre os dias 10 e 15 de julho, Gstaad recebe uma etapa de cinco estrelas e o Brasil estará representado por seis duplas no torneio masculino.