Siga o OTD

Vôlei de Praia

Thiago/Thiego e Maria Clara/Anna Beatriz vencem no Sub-19

Divulgação

Thiago/Thiego (PB) e Maria Clara/Anna Beatriz (RJ) vencem etapa de Maringá (PR) de Vôlei de Praia nesta quinta-feira (7)

As duplas Thiago/Thiego (PB) e Maria Clara/Anna Beatriz (RJ) conquistaram nesta quinta-feira (07.06) o título da etapa de Maringá (PR) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-19. As finais foram realizadas nesta manhã, na Vila Olímpica, que a partir desta sexta-feira será também palco do Circuito Challenger, da categoria adulta.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times ao longo do ano.

Thiago e Thiego superaram na decisão os paranaenses João e Gabriel por 2 sets a 0 (21/19, 21/19), em 40 minutos de duração. Os paraibanos repetiram o ouro da primeira etapa, em Maceió (AL), em março. Na disputa da medalha de bronze, os cariocas Gabriel e João Pedro venceram os também cariocas Gustavo e Lucas por 2 sets a 0 (21/12, 21/17), em 34 minutos.

Com o resultado, a Paraíba segue na liderança do ranking geral masculino, que soma o desempenho em todas as etapas, com 400 pontos. O Rio de Janeiro, que tem 340 pontos, aparece na segunda posição. O Paraná é o terceiro colocado, com 300 pontos.

Na final do naipe feminino, Maria Clara Carvalhaes e Anna Beatriz (RJ) venceram Aninha e Carol (MS) por 2 sets a 0 (21/17, 21/17), em 34 minutos. As cariocas haviam ficado com a prata na primeira etapa, e agora sobem mais um degrau. Na disputa do bronze, vitória de May e Duda (PR) sobre Gabriella e Carol Paiva (RJ) por 2 a 0 (21/16, 21/18), em 35 minutos.

O Rio de Janeiro lidera o ranking geral feminino, com 380 pontos conquistados, seguido pelo Paraná, que tem 360 pontos. Mato Grosso do Sul aparece na terceira posição, com 340 pontos.

Outros quatro jogos em cada naipe definiram as posições de 5º ao 12º lugares. No masculino, Pablo e Raphael (PB) venceram Juan e Victor (MG) por 2 sets a 1 (19/21, 21/8, 15/8), terminando em quinto; Wudney e Neto (SE) venceram Matheus e João Vitor (DF) por 2 a 0 (21/12, 21/13), ficando na sétima posição; Eduardo/Samuel (SC) bateu Misael/Bruno (SP) por 2 a 0 (21/14, 21/10), garantindo a nona posição, enquanto Gustavo e Gui (MS) venceram Hitchely e Diego (AM) por 2 a 0 (21/14, 21/19) para garantir a 11ª posição.

No feminino, Joyce e Ana (PR) venceram Thainara/Milena (RN) por 2 sets a 1 (14/21, 21/15, 9/15), pela disputa de quinto lugar. Karol/Ágatha (SE) superaram Lais/Ana (PR) por 2 a 1 (21/18, 18/21, 10/15), no jogo pela sétima posição. Fernanda e Rafaela (BA) superaram Ana e Luana (SP) por 2 a 0 (21/17, 21/19), garantindo o nono lugar, e Giovana/Nathália (PB) venceram Ana Clara/Camily (RO) por 2 a 0 (21/11, 21/17), pela 11ª posição.

Maringá recebe abertura da temporada com medalhista olímpica e nova geração

A temporada 2018 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia Challenger terá seu saque inicial nesta sexta-feira (08.06), em Maringá (PR). A cidade paranaense, que recebeu no início da semana o Circuito Brasileiro Sub-19, será palco agora da disputa dos adultos, contando com atletas olímpicos e também representantes das novas gerações. Os jogos ocorrem na Vila Olímpica, com entrada gratuita ao público. As disputas de medalha ocorrem no domingo (10.06).

O Challenger é composto por quatro etapas, com campeões de cada parada e vencedores gerais, no somatório de cada evento. Além de Maringá (PR), serão realizadas etapas no Rio de Janeiro (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Brasília (DF), entre junho e agosto. A competição ocorre no intervalo entre as temporadas do Circuito Brasileiro Open, mantendo em atividade atletas que não estão disputando o Circuito Mundial, garantindo um calendário competitivo durante todo ano.

A competição conta com 12 duplas em cada gênero, divididas em três grupos de quatro. Oito delas já entram direto na fase de grupos, pelo ranking de entradas, enquanto quatro times saem da disputa do classificatório, disputa preliminar que ocorre no primeiro dia (sexta-feira). Os primeiros e segundos de cada chave, além de dois melhores terceiros, vão às quartas de final, e deste ponto o torneio segue em formato eliminatório simples.

A lista de participantes contará com nomes experientes, como da medalhista olímpica Juliana, bronze nos Jogos de 2012, e de integrantes da nova geração, como Ana Patrícia, bloqueadora campeã da etapa de Aracaju (SE) do Circuito Brasileiro e eleita melhor ataque, melhor bloqueio e atleta que mais evoluiu na última temporada nacional.

Já estão garantidas na fase de grupos do naipe feminino, pelo ranking de entradas ou convite, Val/Izabel (RJ/PA), Ângela/Rachel (DF/RJ), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Victoria/Tainá (MS/SE), Andrezza/Neide (AM/AL), Aline/Diana (SC/RJ), Rafaela/Fabíola (PA/DF) e Juliana/Andressa (CE/PB). Outros 22 times disputam as quatro vagas no classificatório.

Entre os homens, os times já classificados são Jefferson/Miguel (CE/MS), Eduardo Davi/Borlini (PR/ES), Léo Gomes/Gilmário (RJ/PB), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Rafa/Allison Francioni (PR/SC), Vinícius/Fernandão (ES), Ramon Gomes/Adrielson (RJ/PR) e Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO). Outras 24 duplas disputam as últimas vagas no classificatório.

Os campeões de uma etapa recebem 200 pontos no ranking geral e cerca de R$ 13 mil em premiações. Somando os dois naipes, o torneio distribui quase R$ 130 mil. É a segunda vez que Maringá (PR) abre a temporada do Challenger, já que em 2017 o mesmo aconteceu. Na oportunidade, Josi/Lili (SC/ES) e Fernandão/Bruno (ES/AM) foram os vencedores.

Mais em Vôlei de Praia