Os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt ainda não encontraram seu melhor jogo na temporada 2017. Depois de serem eliminados nas quartas-de-final da etapa de João Pessoa do Circuito Brasileiro e perder o desafio Gigante da Praia, os dois foram derrotados na estreia da etapa de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, que abre a temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia, para os norte-americanos Brunner e Patterson, mas conseguiram se recuperar ainda nesta quarta-feira diante dos irmãos Poniewaz, da Alemanha. Para garantir a classificação sem precisar torcer por outro resultado, os brasileiros têm que ganhar nesta quinta-feira dos também alemães Bockermann e Fluggen.
Principais favoritos do Grupo C, os campeões olímpicos, Alison e Bruno não conseguiram ter um bom desempenho contra Brunner e Patterson e acabaram derrotados em sets diretos por 21/18 e 21/17. Na segunda rodada, no entanto, eles não deram chance para os irmãos Poniewaz. Foram arrasadores no primeiro set ao fechar em 21/14 e depois mostraram frieza, mesmo com a reação dos alemães no final, para garantir a vitória com 21 a 19 na segunda parcial.
Se os campeões olímpicos não tiveram o desempenho que deles se esperava, os destaques brasileiros foram as duplas Guto/Pedro Solberg e Álvaro Filho/Saymon, que venceram as duas partidas que tiveram pela frente nesta quarta-feira e estão na liderança de seus grupos.
Álvaro e Saymon tiveram pela frente os compatriotas Evandro e André pelo Grupo G e venceram por 22/20 e 21/14. Na segunda rodada, encararam os americanos Hyden e Doherty e conseguiram vencer também em dois sets 21/17 e 21/19. Os brasileiros que perderam na primeira rodada da chave se reabilitaram batendo os austríacos Kunert e Dressler por 22/20 e 21/14.
Já Guto e Pedro Solberg terminaram o primeiro dia de competições em Fort Lauderdale na liderança do Grupo D ao lado dos poloneses Fijalek e Bryl, com quem eles disputam o primeiro lugar da chave nesta quinta-feira. Na estreia, os brasileiros fizeram 21/19 e 21/14 nos suíços Beeler e Krattiger e, depois, bateram Plavins e Rega, da Letônia, por 21/16 e 21/13.
A outra dupla brasileira no torneio é a formada por Harlei e o campeão olímpico de 2004, o veterano Ricardo. Os dois tiveram uma pedreira logo na estreia e acabaram derrotados pelos americanos Dalhausser e Lucena pelo Grupo A por 21/17 e 21/18. No outro jogo do dia, eles fizeram um duelo muito equilibrado com os russos Stoyanovskiy e Yarzutikin, mas perderam , de virada, no tie-break com parciais de 14/21, 21/17 e 15/12.
Além dos jogos do torneio masculino, a quarta-feira marcou também a disputa da primeira rodada entre as mulheres em Fort Lauderdale. Embaladas pelo título da última etapa do Circuito Brasileiro, que foi a primeira competição que fizeram juntas, Ágatha e Duda começaram muito bem no Circuito Mundial. Elas bateram as americanas Hochevar e Day por 21/16 e 21/10.
Parceira de Ágatha na conquista da medalha de prata na Olimpíada do Rio de Janeiro, Bárbara Seixas jogou ao lado de Fernanda Berti e também começou a etapa de Fort Lauderdale com vitória. Elas derrotaram Lahti e Parkkinen, da Finlândia, por 21/11 e 21/15. Josi e Lili também venceram na estreia. Elas passaram pelas italianas Menegatti e Perry sem dificuldades por 21/14 e 21/11.
A surpresa ficou por conta da derrota das experientes Talita e Larissa, que perderam para as holandesas Stubbe e Sinnema no tie-break com parciais de 21/18, 18/21 e 15/12. Elize Maia e Taiana também começaram mal e caíram em três sets para as russas Birlova e Makroguzova, de virada, por 17/21, 21/17 e 20/18.