O cargo de diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) já conhece seu provável dono para o ciclo de Los Angeles-2028. Emanuel Rego, campeão olímpico no vôlei de praia, recebeu e aceitou o convite para a função de Marco La Porta, que venceu as últimas eleições do COB. A informação foi dada em primeira mão pelo Jornal O Globo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Aceitei o convite porque me identifico com o movimento olímpico, acredito que posso contribuir tanto com as experiências que tive como atleta como também como gestor de equipes e na área pública e privada. Vejo o COB como uma grande liderança de excelência esportiva, é a organização máxima (na área). E sempre busquei isso na minha vida como atleta e agora como gestor”, confirmou Emanuel na notícia assinada por Carol Knoploch.
- Laura Pigossi avança no qualy do AusOpen com show de quebras
- Sesi Bauru x Paulistano Barueri – Superliga 2024/25: onde assistir ao vivo
- Osasco x Maringá – Superliga 2024/25: onde assistir ao vivo
- Bia Haddad perde para Madison Keys na 1ª rodada em Adelaide
- Palmeiras atropela outra vez na Copinha com golaço de Figueiredo
Para a assumir o cargo, que antes pertencia à Rogério Sampaio, Emanuel ainda vai ter que passar pela análise do Conselho de Administração do COB. No Hall da Fama do vôlei, ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Atenas-2024 e ainda tem medalhas de prata e bronze em Pequim-2008 e Londres-2012. Além disso, também soma títulos no Campeonato Mundial, Circuito Mundial e Brasileiro.
Currículo
Nas questões fora de quadra, Emanuel Rego foi presidente da Comissão de Atletas do COB entre 2013 e 2017, e da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Depois da aposentadoria, em 2016, assumiu a Direção Executivo de Esportes Olímpicos no Fluminense, depois foi Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e, em seguida, Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento no governo de Jair Bolsonaro.
Sob o comando de Bolsonaro, o Ministério do Esporte deixou de existir e virou uma secretaria na pasta de Cidadania. Emanuel comadava projetos importantes, como Bolsa Atleta. Ele foi exonerado do cargo cinco dias depois de sua esposa, a ex-jogadora e deputada federal Leila Barros, criticar o ministro da Educação Abraham Weintraub.
Atualmente, Emanuel ocupa o cargo de Embaixador do Esporte do Comitê Brasileiro de Clubes. Ele também é voluntário na área de educação nas escolas municipais de Curitiba.
Saída de Rogério Sampaio
Campeão olímpico no judô, Rogério Sampaio foi quem esteve no cargo de Diretor Geral do COB nos últimos seis anos. Na última segunda-feira (2), a entidade comunicou sua saída via nota, que deve acontecer na segunda semana de janeiro de 2025.
Sob o comando de Rogério, o Brasil conquistou resultados expressivos em sua história esportiva. A melhor campanha olímpica em número de medalhas em Tóquio-2020 e segunda melhor campanha olímpica em total de pódios em Paris-2024. Além disso, comandou a melhor campanha em todos os tempos no Pan de Santiago-2023.