8 5
Siga o OTD

Vôlei de Praia

Thainara/Elize garante 10ª dupla brasileira no Elite 16 do RJ

Seis duplas brasileiras participaram da fase qualificatória do Elite 16 do Rio de Janeiro, mas apenas Thainara e Elize avançaram à chave principal do evento disputado na praia de Copacabana

Thainara Elize Maia Elite 16 Rio de Janeiro Vôlei de Praia
Thainara e Elize se classificaram e estão no Grupo A do Elite 16 do Rio de Janeiro (Foto: FIVB/Divulgação)

A dupla formada por Thainara e Elize esteve em ação nesta quarta-feira (6) juntamente com mais cinco parcerias brasileiras. Os seis duetos participaram da fase qualificatória para a Etapa do Rio de Janeiro do Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As duas jogadoras venceram seus dois jogos e foram as únicas do Brasil a avançarem a chave principal do evento que está sendo disputado na praia de Copacabana, no posto 2, na altura da Avenida Princesa Isabel.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Com a classificação de Thainara e Elize, o Brasil compete na fase principal do Elite 16 do Rio de Janeiro com dez duplas. Elas se classificaram e entraram no Grupo A, juntamente com as parcerias das compatriotas Thamela e Victoria e Taiana Lima e Talita e com o dueto argentino formado por Churin e Gallay. Ainda entre as mulheres, Agatha e Rebecca e Vitoria e Hegeile estão na chave B na companhia de Michelle e Poletti, do Paraguai, e Wachowicz e Radelczuk, da Polônia.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Mais duas duplas femininas participam do Elite 16 do Rio de Janeiro. No Grupo C, Carol Solberg e Bárbara Seixas enfrentam Cannon e Kraft, dos Estados Unidos, Klinger D. e Klinger R., da Áustria, e Scampoli e Bianchi, da Itália. Já no D, Andressa e Tainá encaram Paulikiene e Raupelyte, da Lituânia, Gottardi e Orsi Toth, R., Itália, e Ittlinger e Van de Velde, da Alemanha. Os primeiros jogos da chave principal do evento começam a ser disputados nesta quinta-feira (7).

Fase de grupos do masculino

Quatro duplas brasileiros do masculino tentaram entrar na chave principal do Elite 16 do Rio de Janeiro, porém, nenhum delas conseguiu. Sendo assim, o Brasil terá somente três parcerias entre os homens na fase de grupos. Adelmo e André estão no Grupo B, enquanto Pedro e Arthur figuram no C e Arthur e Adrielson no D. Heitor e Vinicius caíram na primeira fase do qualificatório para os alemães Huster e Just, por 2 sets a 0, parciais de duplo 21/13.

Felipe Alves e Henrique também foram eliminados na primeira rodada do qualificatório do Elite 16 do Rio de Janeiro ao perderem dos ingleses Bello e Bello, em sets diretos: 21/14 e 21/19. Pedro Solberg e Gabriel também foram superados no jogo inaugural após revés para os chilenos Quintero e Droguett, por 2 a 0, parciais de 23/21 e 21/15. Guto e Vitor Felipe passaram da estreia batendo os belgas Vercauteren e Van Langendonck (24/22 e 21/17), mas perderam o segundo duelo para Huster e Just (21/17, 9/21 e 15/8).

Trajetória de Thainara e Elize

Thainara e Elize precisaram passar por um caminho complicado para chegarem à chave principal do Elite 16 do Rio de Janeiro. Na estreia do qualificatória, as duas venceram, por 2 sets a 1, as estonianas Hollas, H. e Remmelg, parciais de 21/17, 19/21 e 15/10. Elas foram bem mais consistentes e avançaram para a segunda rodada por terem errado menos. As europeias erraram 20 vezes contra apenas oito das brasileiras.

No jogo seguintes as dificuldades foram ainda maiores. Thainara e Elize perderam o primeiro set para as estadunidenses Hildreth e Van Gunst, mas encontraram forças para reverter o cenário. As brasileiras ganharam por 2 a 1, parciais de 16/21, 21/16 e 15/13. O confronto foi bastante equilibrado, com Thainara e Elize levemente superiores no ataque e as rivais no bloqueio. Desta forma, o fundamento que fez a diferença foi o saque, com as brasileiras marcando quatro aces contra dois das adversárias.

Thainara e Elize não foram as únicas do feminino que tinham como objetivo a chave principal do Elite 16 do Rio de Janeiro. Giulia e Natasha sofreram derrota na estreia para as estadunidenses Hildreth e Van Gunst, por 2 sets a 1 (21/16, 17/21 e 15/9). Campeãs olímpicas nos Jogos de Paris-2024, Ana Patrícia e Duda não participam desta etapa brasileira do circuito mundial de vôlei de praia.

Mais em Vôlei de Praia