O vôlei de praia e a Copacabana vão se reencontrar em novembro. No próximo mês, as areias mais famosas do mundo recebem três competições de alto nível. De 6 a 10, acontece a etapa Elite 16 do Circuito Mundial. Em seguida, de 20 a 23, a última etapa do Circuito Brasileiro e, de 25 e 27, o Circuito Brasileiro sub-21.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
“A Praia de Copacabana é um dos berços do vôlei de praia, e será especial realizar essas etapas neste local em um ano tão importante para a modalidade. Voltamos a subir no lugar mais alto do pódio olímpico, e vivemos o vôlei de praia intensamente por todo o país em 2024”, disse Radamés Lattari, presidente da CBV. Em 2024, o Brasil recebeu etapas Elite realizadas em Brasília (DF) e João Pessoa (PB), os Challenge de Recife (PE) e Saquarema (RJ). Além disso, o ainda tem programado o Futures de Maricá (RJ), que acontece de 5 a 8 de dezembro.
As etapas Elite 16 reúnem as principais duplas do ranking mundial de vôlei de praia. Já os Challenge são importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, e os Futures são uma porta de entrada para duplas que buscam se desenvolver no Circuito Mundial.
Programação da etapa Elite 16 do Rio de Janeiro
- 6/11 – 9h às 19h – Qualifying
- 7/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
- 8/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
- 9/11 – 9h às 12h – oitavas de final / 15h às 18h – quartas de final
- 10/11 – 9h às 12h – Semifinais / 15h às 18h – Finais
Circuito Brasileiro
A Praia de Copacabana também recebe a 10ª etapa do Circuito Brasileiro. O torneio vai encerrar a competição em 2024 e celebrar os melhores da temporada, com as premiações individuais do campeonato. Além das disputas, o evento também traz experiências para os apaixonados por vôlei de praia.
As futuras gerações do vôlei de praia também estarão em evidência no Rio de Janeiro, com a terceira etapa do Circuito Brasileiro sub-21. No dia 24, na Praia do Flamengo (Posto 3), será realizada uma peneira voltada para atletas nascidos entre 2008 e 2010, com a presença de treinadores das seleções de base e adulta do vôlei de praia.
*Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)