Das sete duplas brasileiras que disputaram a etapa de Xiamen do Circuito Mundial de vôlei de praia, apenas Alison/Bruno Schmidt e Ágatha/Duda seguem na briga por medalhas
Os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt disputaram três partidas neste sábado e, com duas vitórias e uma derrota, acabaram eliminados na semifinal e disputam na madrugada deste domingo a medalha de bronze contra os poloneses Kantor e Losiak. No feminino, Ágatha e Duda passaram pelas oitavas e pelas quartas neste domingo e vão disputar a semifinal contra as canadenses Pavan e Humana-Paredes. Guto/Vitor Felipe, Álvaro Filho/Saymon e Maria Elisa/Carol Solberg foram eliminados nas oitavas de final.
Derrotados na estreia em Xiamen por Mol e Sorum, dupla norueguesa que veio do qualifying, Alison e Bruno Schmidt ficaram em terceiro lugar no Grupo G e tiveram que passar pela repescagem para chegar até as oitavas de final. Por conta disso, aconteceu na etapa chinesa um confronto precoce contra Guto e Vitor Felipe, vencido pelos campeões olímpicos por 21/14 e 23/21.
Nas quartas de final, Alison e Bruno tiveram a chance de ter uma revanche contra Mol e Sorum e, desta vez, não deram chances aos noruegueses ao vencer por 21/13 e 21/19. Na semifinal, no entanto, os campeões olímpicos pararam nos russos Krasilnikov e Liamin, que venceram por 21/12, 11/21 e 15/10, e vão enfrentar na decisão da medalha de ouro os compatriotas Stoyanovskiy e Velichko, que foram os responsáveis por eliminar Álvaro Filho e Saymon nas oitavas de final (21/19 e 21/19).
“Claro que queríamos o ouro, avançar até a final, mas infelizmente os russos foram superiores na semifinal. Vamos descansar, estudar e partir para a disputa do bronze com energia. Qualquer pódio é muito importante na temporada”, declarou Bruno Schmidt.
Alison e Bruno voltam à quadra às 2h05 da manhã deste domingo para enfrentar os poloneses Losiak e Kantor, que perderam na semifinal para Stoyanovskiy e Velichko (22/20 e 21/17), na disputa pela medalha de bronze da etapa de Xiamen do Circuito Mundial de vôlei de praia.
Com a derrota de Alison e Bruno na semifinal masculina, a única dupla brasileira que continua com chances de faurar o ouro em Xiamen é Ágatha e Duda. Depois de passar com tranquilidade em primeiro lugar da chave na fase de grupos, as brasileiras venceram duas partidas empolgantes na madrugada deste sábado e garantiram presença na semifinal.
Nas oitavas de final, elas derrotaram com autoridade as chinesas Wang e Xia por 21/18 e 22/20 e depois, nas quartas de final, fizeram um jogaço de três sets contra as americanas Alix Klineman e Ross para avançar para a semifinal. Ágatha e Duda venceram o primeiro set por 21 a 18, mas a dupla dos Estados Unidos deu o troco e venceu o segundo por intermináveis 29 a 27. O tie-break foi também extremamente equilibrado, mas as brasileiras se saíram melhor e venceram por 15 a 13.
“Estou muito feliz por essa semifinal, o primeiro jogo, apesar de ser em sets diretos, foi duríssimo. As chinesas estavam jogando em casa, havíamos vencido elas no Brasil, mas elas vieram com outra tática. Tivemos que alterar durante a partida, o que foi muito interessante. E nas quartas de final tivemos outra ‘pedreira’, uma parcial muito alta, mas tivemos tranquilidade. Nosso time vai com tudo contra o Canadá, queremos nos divertir em quadra, atuando unidas. Vamos buscar uma medalha de ouro”, analisou Duda.
Além de Ágatha e Duda, Maria Elisa e Carol Solberg também estiveram em ação na madrugada deste sábado, mas não conseguiram passar das oitavas de final. Elas foram derrotadas pelas holandesas Van Iersel e Stubbe (21/18, 17/21 e 15/9) e se despediram da competição. Na véspera, Taiana e Carol Horta foram eliminadas na repescagem, enquanto Juliana e Andressa caíram no qualifying e não chegaram nem a disputar a fase de grupos.
Ágatha e Duda voltam à quadra às 23h05 deste sábado contra as canadenses Pavan e Humana-Paredes pela semifinal. Se vencerem, disputam o título às 4h05 da manhã deste domingo contra quem passar do duelo entre Artacho/Clancy (Austrália) e Claes e Hochevar (Estados Unidos). A disputa do bronze acontece às 3h05.