Siga o OTD

Paris 2024

Duda/Ana Patrícia vence australianas e vai à final em Paris

Duda e Ana Patrícia mantêm grande campanha, vencem vice-campeãs olímpicas de virada e vão à final em Paris

Duda e Ana Patrícia em ação no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Paris-2024
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Paris – É final! As brasileiras Duda e Ana Patrícia venceram as australianas Clancy/Mariafe por 2 sets a 1 (20/22, 21/15 e 15/12), nesta quinta-feira (08), e se classificaram para a grande decisão do torneio de vôlei de praia feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Buscando um título que não vem há quase 30 anos, elas enfrentarão as canadenses Melissa/Brandie na sexta-feira (09), às 17h30 (horário de Brasília).

Diferente do que aconteceu nos demais jogos da trajetória, Duda e Ana Patrícia fizeram uma partida muito complicada contra as australianas. Elas chegaram a ter vantagem de três pontos no primeiro set, mas Clancy/Mariafe cresceu na reta final e venceu por 22/20. Já na segunda parcial, as brasileiras foram dominantes e venceram por 21/15. No tie-break, vitória por 15/12.

Com mais um triunfo, Duda e Ana Patrícia chegam na final com uma campanha perfeita. Elas venceram os seis jogos que fizeram, perdendo apenas o set da semifinal. Ainda na fase de grupos, passaram pelas egípcias Abdelhady/Elghobashy, pelas espanholas Liliana/Paula e pelas italianas Gottardi/Menegatti. Já no mata-mata, bateram as japonesas Akiko/Ishii, as letãs Tina Anastasija e, agora, Clancy/Mariafe.

Alcançando marcas

Duda e Ana Patrícia colocam o Brasil de volta à uma final olímpica no vôlei de praia depois da modalidade passar zerada em Tóquio-2020. Na Rio-2016, Alison/Bruno levou o ouro no masculino, enquanto Ágatha/Bárbara foi prata no feminino. Na última edição olímpica, todas as quatro duplas brasileiras caíram antes das quartas de final e sequer chegaram na disputa por medalhas.

Agora, Duda/Ana Patrícia busca o primeiro ouro do vôlei de praia feminino brasileiro depois de 28 anos. A última vez que uma dupla do país foi ao topo do pódio foi em Atlanta-1996, justamente na primeira aparição da modalidade no programa olímpico, quando Sandra Pires/Jackie Silva derrotou Mônica/Adriana Samuel na final. Duda e Ana Patrícia nem eram nascidas quando isso ocorreu.

Como foi o jogo

O primeiro set foi de altos e baixos. As brasileiras começaram muito bem e chegaram a abrir quatro pontos em 8/4, mas tomaram o empate. Elas ainda tiveram 18/15 na reta final da parcial, mas não sustentaram a vantagem. Assim, as australianas ganharam confiança e conseguiram fechar a parcial em 22/20.

Já o segundo set teve um início equilibrado. Duda e Ana Patrícia conseguiram desgarrar após o 4/4. A princípio, abriram três pontos de vantagem mas depois aumentaram ainda mais a diferença no placar até fechar em 21/15, forçando o tie-break.

Pelo set decisivo, Clancy e Mariafe tomaram as rédeas do placar e chegaram a ter 4/2 de vantagem. Duda e Ana Patrícia emplacaram três pontos seguidos e passaram a frente. O placar ficou igualado até o 12/12, quando as brasileira marcaram três pontos seguidos e venceram por 15/12.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024