Evandro e Arthur Lanci deixam Brasília com serviço completo! Primeiro, os brasileiros garantiram vaga aos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ao superarem André e George na semifinal da etapa da Elite 16 do Circuito Mundial de vôlei de praia. Depois, os finalistas do Brasil conquistaram o título ao vencerem, de virada, os holandeses Van De Velde e Immers, neste domingo (5), parciais de 17/21, 23/21 e 15/9. Na briga pelo bronze, André e George venceram os alemães Ehlers e Wickler, por 2 a 1: 17/21, 21/17 e 15/12.
- Fullana estreia em torneios da WTA com derrota para polonesa
- Rio e Niterói oficializam candidatura aos Jogos Pan de 2031
- Emanuel Rego é indicado ao cargo de Diretor Geral do COB
- Dueto do nado artístico questiona escolhas da confederação
- Goiás bate São José e soma terceira vitória na Superliga
De virada é mais gostoso
O Brasil iniciou melhor e, após bloqueio de Evandro, abriu 8 a 5. Porém, os rivais igualaram em 8 a 8 com paredão de Van De Velde. A virada holandesa aconteceu depois de contra-ataque de Van De Velde: 12 a 10. Daí em diante só deu a dupla europeia. Van De Velde bloqueou Arthur e anotou 16 a 12. Na sequência, o mesmo camisa 1 ganhou disputa na rede contra Evandro e ampliou a vantagem: 19 a 14. E Immers fechou o primeiro set com ataque pela entrada de rede na diagonal longa: 21 a 17.
Se o bloqueio fez a diferença para os holandeses no primeiro set, as ações ofensivas foram decisivas para Evandro e Arthur Lanci no segundo. A parcial inteira foi bastante parelha, com as duplas trocando pontos e alternando lideranças no marcador. Na reta derradeira, Arthur Lance fez linda defesa e Evandro marcou em contra-ataque de segunda: 19 a 18. Em seguida, Immers mandou ataque para fora: 20 a 18. Tudo se encaminhava para a igualdade, mas os holandeses reagiram e empataram em 20 a 20.
Eficiência nos momentos decisivos
O 20 a 20 chegou com erro de saque de Evandro e, na sequência, recepção ruim de Arthur Lanci e vitória de Van De Velde em disputa com Evandro. Apesar das falhas, os brasileiros seguiram na briga. Arthur Lanci passou e depois explorou o bloqueio em ataque para marcar 22 a 21. Evandro foi para o saque e finalizou o set com ace: 23 a 21. Empolgados, os brasileiros entraram com tudo na parcial de desempate. E logo construíram diferença. Arthur Lanci conseguiu linda defesa e marcou em contra-ataque: 3 a 1.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Confiante, Evandro foi para o saque de novo e anotou mais um ace, em pancada entre os dois adversários: 5 a 2. Desestabilizados, os holandeses erraram com Van De Velde mandando ataque para fora: 7 a 3. Evandro marcou mais dois aces consecutivos e a liderança cresceu ainda mais: 12 a 4. Os três pontos finais dos brasileiros foram de Arthur Lanci. O primeiro foi de ataque (13 a 5), o segundo explorando bloqueio (14 a 7) e o terceiro em pancada na paralela (15 a 9).
Bronze também brasileiro
Apesar da derrota na semifinal, André e George se recuperaram rapidamente e entraram na arena dispostos a ganhar a medalha de bronze. O jogo não começou favorável, com as alemães abrindo 1 a 0. Entretanto, os brasileiros, que também estarão na Olimpíada de Paris-2024, igualaram o marcador, obrigando a realização do set de desempate. A parcial decisiva foi disputada, mas com os atletas do Brasil levando a melhor. André venceu disputa na rede e fechou a partida em 15 a 12.