8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Ana Patrícia e Duda se garantem matematicamente em Paris-2024

A vaga veio após a classificação da dupla brasileira às quartas de final do Elite 16 de Doha, no Catar

Duda e Ana Patrícia posam para foto após vitória no Campeonato Mundial de vôlei de praia
(Foto: Volleyball World)

Dupla classificada! Com a classificação às quartas de final do Elite 16 de Doha de vôlei de praia, as brasileiras Ana Patrícia e Duda garantiram seu lugar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Atualmente, elas ocupam a liderança do ranking mundial e são as primeiras atletas do Brasil a assegurarem a vaga na modalidade.

Na campanha do torneio no Catar, Ana Patrícia e Duda iniciaram com uma vitória por W.O. sobre as australianas Mariafe/Clancy. Depois, elas bateram as suíças Brunner e Hüberli pelo placar de 2 a 0 (23/21 e 21/19). Encerrando a participação na fase de grupos, a dupla brasileira superou Mäder/Vergé-Dépré, também da Suíça, por 2 a 1 (15/21, 21/15 e 15/8) e sacramentou sua classificação às quartas de final e a vaga em Paris-2024.

Esta será a segunda edição de Jogos Olímpicos que Ana Patrícia e Duda disputarão na carreira. Em Tóquio-2020, Ana jogou ao lado de Rebecca Cavalcante e parou na fase de quartas de final, quando perderam para a dupla Heidrich/Vergé-Dépré, da Suíça. Já Duda, representou o Brasil juntamente com a experiente Ágatha Bednarczuk e foi superada no duelo válido pelas oitavas, diante das alemãs Kozuch e Ludwig.

Participação dos outros brasileiros

Assim como Ana e Duda, Bárbara Seixas e Carol Solberg também avançaram diretamente às quartas de final do Elite 16 de Doha. Para isso, elas venceram as estadunidenses Nuss/Kloth e as italianas Gottardi/Menegatti, ambas pelo placar de 2 a 0. Agatha e Rebecca, por sua vez, finalizaram com um triunfo e duas derrotas e terão que disputar a fase de repescagem. Elas jogarão contra as canadenses Melissa/Brandie, medalhistas de prata no Pan de Santiago-2023, nesta sexta-feira (8), ainda sem horário definido. Por outro lado, Tainá e Vic acabaram eliminadas.

Já na chave masculina, os brasileiros Evandro/Arthur também estão garantidos na próxima fase da competição e disputarão a repescagem. André e George não tiveram um bom desempenho e se despediram precocemente do torneio.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024