Em uma final brasileira, Duda e Ana Patrícia derrotaram Bárbara Seixas e Carol Solberg por 2 sets a 1 (29/31, 21/16 e 15/11), neste domingo (26), e conquistaram o título do Elite 16 de João Pessoa, na Paraíba. Foi o quinto título da dupla em uma competição deste nível no Circuito Mundial de vôlei de praia nesta temporada.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Antes de se enfrentarem na final, Bárbara/Carol e Duda/Ana Patrícia disputaram as semifinais pela manhã. Bárbara e Carol derrotaram as estadunidenses Nuss/Kloth por 2 sets a 1 (21/16, 18/21 e 15/11), enquanto Duda e Ana Patrícia passaram pelas chinesas Xue/Xia em 21/16 e 22/20. Já na decisão, as brasileiras fizeram um jogaço.
Como foi a final
O primeiro set teve muito equilíbrio, com trocas de liderança o tempo todo. Na reta final, Duda e Ana Patrícia chegaram a abrir dois pontos de vantagem e tiveram set point, mas Carol e Bárbara salvaram. A partir daí, o duelo foi para o “vai a dois” e as duas duplas trocaram muitos pontos, até que Bárbara e Carol fecharam em 31/29.
Já o segundo set foi marcado por duas pausas. A primeira delas por conta da “invasão” de um drone à arena montada na Praia de Tambaú, onde o torneio aconteceu. Mais tarde, já na metade da parcial, Carol e Ana se chocaram durante uma disputa na rede e precisaram receber atendimento médico. Depois, se levantaram e seguiram com a partida.
Em jogo, Duda e Ana Patrícia tomaram as rédeas do placar no segundo set. Elas saíram na frente e chegaram a ter três pontos de vantagem em 10/7, mas as adversárias empataram. Ainda assim, Duda e Ana Patrícia seguiram melhores e voltaram a ficar a frente. Com saques potentes, a dupla conseguiu abrir nova diferença e fechou a parcial em 21/16.
Já no tie-break, Duda e Ana mantiveram o ritmo da reta final da parcial anterior e começaram o set desempate com tudo, abrindo 4/0 de frente, o que obrigou Bárbara e Carol pedirem tempo. A pausa até que ajudou, pois elas marcaram dois pontos no retorno. No entanto, Duda e Ana Patrícia se mantiveram embaladas e conseguiram administrar o placar até vencer por 15/11.
Duplas vitoriosas
Atuais vice-campeãs mundiais, Duda e Ana Patrícia conquistaram uma etapa do Elite 16 de vôlei de praia pela quinta vez nesta temporada. Antes, triunfaram em Ostrava, Gstaad, Hamburgo e Paris. Além disso, elas também têm outras duas medalhas em torneios do nível, com uma prata em Tepic e um bronze em Uberlândia. Atualmente, as brasileiras são as líderes do ranking mundial.
Já Bárbara Seixas/Carol Solberg, que são a dupla número 7 do mundo, faturou sua quinta medalha em etapas do Circuito Mundial de vôlei de praia nesta temporada, mas o primeiro em um Elite 16 – torneio que abrange as 12 melhores duplas do ranking mundial além de quatro advindas do qualfying. Antes, elas haviam sido medalhistas de ouro nos Challenge de Espinho, Edmonton e Haikou, além de terem uma prata no Challenge de Itapema.
André/George ficam em quarto
Entre os homens, André e George terminaram em quarto lugar. Eles perderam a semifinal para os suecos Åhman/Hellvig por 2 a 0, em duplo 21/18, e depois caíram na disputa de terceiro lugar diante dos holandeses Boermans/de Groot pelo mesmo placar, em parciais de 21/15 e 21/19. O título da etapa ficou com Ahman/Hellvig, que passou pelos italianos Cottafava/Nicolais em 21/11 e 21/18.