Fernanda Berti e Bárbara Seixas ficaram com a medalha de ouro no Major de Fort Lauderdale, enquanto Taiana e Carol Horta conquistaram a prata
Fernanda Berti e Bárbara Seixas completaram na noite deste sábado uma campanha perfeita no Major de Fort Lauderdale, a primeira etapa cinco estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia em 2018. Com seis vitórias em seis jogos, elas conquistaram invictas o título do torneio. Na final, o triunfo foi em sets diretos sobre as compatriotas Taiana e Carol Horta com parciais de 21/16 e 21/13.
O segundo lugar ficou de ótimo tamanho para Taiana e Carol Horta. As duas não são parceiras habituais. Elas se juntaram porque Elize Maia, parceira de Taiana, está machucada e Maria Clara, que joga com Carol, não tinha ranking suficiente para participar do Major. Assim, elas fizeram apenas um treino na semana passada, durante a etapa de João Pessoa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, e partiram para Fort Lauderdale.
+ TABELA DOS BRASILEIROS NO MAJOR DOS EUA
Nos Estados Unidos, tiveram que fazer nove partidas para chegar à decisão. Passaram pelo country quota e pelo qualifying. Na chave principal, perderam na estreia, mas somaram cinco vitórias seguidas para conseguir a classificação para a final.
A decisão brasileira começou equilibrada, disputada ponto a ponto, com as duas duplas se alternando na liderança do placar. As primeiras a conseguir abrir vantagem foram Fernanda Berti e Bárbara Seixas, que chegaram a fazer 10 a 7. Mas, na sequência Taiana e Carol Horta marcaram quatro pontos seguidos, viraram o placar para 11 a 7 e obrigaram as adversárias a pedir tempo.
A parada funcionou muito bem para Fernanda Berti e Bárbara Seixas, que marcaram quatro pontos seguidos também e voltaram a respirar na partida ao fazer 14 a 11. A partir daí, elas souberam administrar a diferença até fechar o primeiro set num ataque na diagonal de Fernanda para fazer 21 a 16.
Se houve equilíbrio no primeiro set, o segundo começou com domínio total de Fernanda Berti e Bárbara Seixas. Com quatro pontos de Fernanda, um de Bárbara e dois erros das adversárias, eles chegaram rapidamente a 7 a 1. A vantagem fez toda a diferença porque, depois disso, elas controlaram o jogo até fechar com tranquilidade em 21 a 13.