8 5
Siga o OTD

Vôlei de Praia

Três duplas brasileiras furam o quali do Elite 16 de Doha

Andressa/Vitória, Saymon/Vinicius e Talita/Thâmela passam qualifying e se garantem na chave principal do Elite 16 de Doha

Andressa e Vitória Elite 16 de Doha de vôlei de praia
Andressa e Vitória em ação no primeiro jogo (Foto: Volleyball World)

Três duplas brasileiras furaram o qualifying do Elite 16 de Doha, a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia de 2023. Saymon/Vinicius e Andressa/Vitória venceram jornadas duplas, enquanto Talita/Thamela venceu um jogo para se garantiram na chave principal do torneio, juntando-se a outras quatro parcerias brasileiras. Taiana/Hegeile também disputou o quali, mas perdeu na última rodada.

De bye na primeira rodada, Talita e Thamela precisaram passar por uma única dupla para superar o quali. Elas bateram as suíças Bobner/Vergé-Dépré por 2 sets a 0 (21/14 e 21/15). Na chave principal, as brasileiras terão as australianas Clancy/Mariafe, as tchecas Hermannova/Stochlova e as compatriotas Carol Solberg/Bárbara Seixas como adversárias na fase de grupos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outra dupla no feminino, Andressa e Vitória venceram dois jogos no quali. Primeiro, elas passaram pelas ucranianas Lunina/Lazarenko por 2 a 1 (21/19, 21/23 e 15/8). Depois, derrotaram as japonesas Ishii/Mizoe em 21/18 e 21/10. Na fase de grupos, terão as canadenses Melissa/Brandie, as suíças Brunner/Huberli e as estadunidenses Hughes/Cheng pela frente.

Taiana e Hegeile Elite 16 de Doha Talita e Thâmela Saymon e Vinicius
Taiana/Hegê venceu austríacas, mas perdeu em seguida (Foto: Volleyball World)

Ainda entre as mulheres, Taiana Lima e Hegeile chegaram a vencer as austríacas Klinger/Klinger por 2 sets a 1 (21/18, 15/21 e 15/8), mas caíram para as alemãs Borger/Ittlinger pelo mesmo placar (19/21, 21/14 e 15/10), na última rodada do qualifying. Assim, foram eliminadas do torneio e não se tornaram a quinta dupla brasileira na chave principal do Elite 16 de Doha.

Masculino

Entre os homens, Saymon e Vinicius também ganharam duas vezes. Eles passaram pelos canadenses MacNeil/Russel por 2 a 0 (21/12 e 21/14) e, depois, bateram os espanhóis Herrera/Gavira por 2 a 1 (21/18, 19/21 e 15/12). O grupo da dupla na chave principal conta com os poloneses Losiak/Bryl, os alemães Ehlers/Wickler e os compatriotas Renato/Vitor Felipe.

Duplas na chave principal

Além de Bárbara/Carol, que está no grupo de Talita/Thâmela, o Brasil tinha outras três duplas previamente garantidas na chave principal do Elite 16 de Doha. Campeãs mundiais e vice-campeãs do Finals de vôlei de praia, no último final de semana, Duda e Ana Patrícia estão no grupo A, ao lado das holandesas Stam/Schoon, das letãs Anastasija/Tina e das alemãs Borger/Ittlinger.

Na chave masculina, três duplas brasileiras disputam a chave principal. Além de Saymon/Vinicius, o país conta com Renato/Vitor Felipe, vice-campeões mundiais, no grupo B; e George/André, que duela contra os cataris Cherif/Ahmed, os italianos Ranghieri/Carambula e os australianos McHugh/Burnett, pelo grupo D.

Reunindo 16 duplas na chave principal, o Elite 16 de Doha é a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia do ano. A competição sucede o Pro Tour Finals, que aconteceu no mesmo local no último final de semana e encerrou oficialmente o ano de 2022. Dessa forma, o Elite 16 é a primeira competição válida para a corrida olímpica do vôlei de praia para Paris 2024.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vôlei de Praia