Quando entrou em quadra neste sábado (19) na Praia de Icaraí, em Niterói (RJ), Moisés não tinha na cabeça apenas o título do Aberto da 15ª e última etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Em seu boné, uma frase para expressar um sentimento que teve durante toda semana: “Isabel Eterna”, em lembrança à ex-jogadora Isabel Salgado, que faleceu na quarta-feira (16.11) aos 62 anos. Acabou levando a homenagem ao topo do pódio, conquistando o ouro ao lado de Igor Borges. Na disputa feminina, Carol Horta e Tory foram as campeãs.
+André e George são tricampeões do Circuito Brasileiro de vôlei de praia Top 8
“Essa semana foi muito difícil para mim. Perdi minha tia na sexta-feira, não pude ir ao velório, e na quarta-feira a gente recebe essa notícia. O Pedro (Solberg, filho de Isabel) é um irmão para mim. A gente sabe a importância da Isabel para o vôlei, a importância da Isabel na família dela, a liderança. Foi uma semana muito difícil e eu fui jogo a jogo. Fiquei muito triste de não ter podido ir ao velório dela, dar um abraço no Pedro. Dedico essa vitória a eles, à família Salgado. Muita força para eles”, afirmou Moisés.
Além do título em Niterói, Moisés e Igor terminaram o ano com um ouro do Aberto na sexta etapa (Vila Velha-ES), uma prata do Aberto na 11ª etapa (João Pessoa-PB) e três bronzes do Aberto, na quinta etapa (Saquarema-RJ), na 10ª etapa (João Pessoa-PB) e na 14ª etapa (Niterói-RJ). A conquista deste sábado veio com uma vitória por 2 sets a 0 sobre Mateus/Adelmo (21/13 e 21/13). Na disputa pelo terceiro lugar, Nícolas e Gabriel Zuliani ficaram com o bronze vencendo Jefferson/Romildo por 2 a 0.
Tricampeonato Aberto de Carol e Tory
O terceiro título do Aberto de Carol Horta e Tory, que conquistaram o ouro na segunda etapa (Maringá-PR) e na 11ª etapa (João Pessoa-PB), além do bronze do Aberto na sexta (Vila Velha-ES) e na sétima etapa (Campo Grande-MS), veio com uma virada sobre Josi/Carol Goerl: 2 sets a 1, parciais de 17/21, 21/9 e 15/12. A medalha de bronze ficou com Verena e Ana Luiza, que venceram Naiana/Vivian por 2 a 1 (17/21, 21/12 e 17/15).
“Refletindo o ano todo, a gente começou nossa primeira etapa juntas, em Maringá, com um ouro, e fechamos o ano com um ouro aqui também. Então foi bem especial para a gente. Não consegui jogar bem o primeiro set, a Carol Goerl estava bloqueando bem do outro lado, e a gente começou meio tímidas. No segundo set fomos mais agressivas e deu confiança para nosso time”, analisou Tory. “A gente está superfeliz. A gente veio de uma etapa que não foi nada boa para a gente, mas conseguiu reverter a situação e ganhar essa etapa. No final deu certo, que é o mais importante”, completou Carol Horta.
Campeãs saem neste domingo
O domingo (20) terá emoção até o último lance nas areias da Praia de Icaraí. Além da medalha de ouro do Top 8, a final entre Taiana/Hegê e Tainá/Vic decide o título feminino da temporada 2022 do Circuito Brasileiro, às 10h30. A decisão masculina, entre Vitor Felipe/Renato e George/André começa 9h30, e as disputas pelo bronze iniciam 8h15.
Melhores do ano
Outros sete atletas saíram da arena com motivos para comemorar neste sábado. Entre as finais do Circuito Brasileiro de vôlei de praia Aberto, foi realizada a primeira parte da premiação de Melhores do Ano, escolhidos pelo voto dos próprios atletas e técnicos que participam da competição, com os troféus entregues por Virgílio Pires, superintendente de Relações Institucionais da CBV.
Duda e George foram os destaques das premiações de fundamentos. Ela ganhou quatro troféus (melhor saque, melhor passe, melhor ataque e melhor defesa), e ele foi premiado em três categorias (melhor passe, melhor defesa e melhor levantamento). Seus parceiros, Ana Patrícia e André, foram eleitos os melhores bloqueadores.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Taiana ganhou o prêmio como melhor levantadora, Evandro teve o melhor saque, e Renato ganhou no ataque. Neste domingo, no intervalo das finais do Top 8, serão entregues mais quatro premiações de cada gênero: Melhor Técnico, Revelação do Ano, Melhor Jogador e Craque da Galera.