Mais de 200 dias, 11 cidades e centenas de partidas depois, a temporada 2022 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia chega a seu momento decisivo. A Praia de Icaraí, em Niterói (RJ), recebe a partir desta quarta-feira (16.11) a 15ª e última etapa do ano, que irá coroar os campeões brasileiros. No masculino, André e George estão a um passo do tricampeonato, enquanto no feminino, Andressa/Vitória, Taiana/Hegê e Tainá/Vic disputam o título. A competição será marcada por homenagens da Confederação Brasileira de Vôlei à ex-jogadora Isabel Salgado, que faleceu nesta quarta-feira aos 62 anos.
Para a definição dos campeões de 2022, será considerada a soma dos nove melhores resultados de cada dupla nas 15 etapas da temporada. Atuais líderes da classificação geral, com dois ouros (Campo Grande-MS e João Pessoa-PB), duas pratas (Itapema-SC e Natal-RN) e três bronzes (Brasília-DF, Fortaleza-CE e Maceió-AL), André e George precisam apenas entrar em quadra para a disputa do Top 8, na sexta-feira, para ficar com a taça. Eles têm 11.040 pontos (em oito etapas), contra 10.840 (em nove etapas) de Arthur Mariano e Adrielson.
+ Camilla Lopes e Alice Gomes na semi do Mundial de ginástica trampolim
No feminino, a disputa pode durar até o último dia de competição. Para não dependerem de outro resultado, Andressa e Vitória (9.920 pontos em oito etapas) precisam chegar pelo menos ao terceiro lugar, mas outras combinações de resultado também podem garantir o título na disputa com Tainá/Vic (10.200 em nove etapas) e Taiana/Hegê (9.480 em oito etapas).
“Estou brigando pelo primeiro título adulto da minha carreira. Isso mostra o quanto nosso time tem potencial e o quanto evoluímos neste ano. Quero chegar no campeonato, fazer o meu melhor e me divertir. Vitórias e títulos são consequência”, afirmou Vitória.
Andressa e Vitória são campeãs se:
- Ficarem pelo menos no 3º lugar, ou;
- Terminarem em 4º lugar, e Taiana/Hegê não vencer a etapa, ou;
- Ficarem em 5º, 6º ou 7º lugar e Taiana/Hegê não chegar na final, e Tainá/Vic não vencer a etapa, ou;
- Ficarem no 8º lugar, e Taiana/Hegê não chegarem no pódio, e Tainá/Vic não chegar à final.
Taiana e Hegê são campeãs se:
- Vencerem a etapa, e Andressa/Vitória não chegarem ao pódio, ou;
- Ficarem em 2º lugar, e Andressa/Vitória não chegar à semifinal, e Tainá/Vic não vencer a etapa, ou;
- Ficarem em 3º lugar, Andressa/Vitória ficar em 8º, e Tainá/Vic não chegar na final.
Tainá e Vic são campeãs se:
- Vencerem a etapa, e Andressa/Vitória não chegarem à semifinal, ou;
- Ficarem em 2º lugar, e Andressa/Vitória ficarem em 8º, e Taiana/Hegê não chegar à final.
Homenagens a Isabel
Nesta quarta-feira (16), faleceu a ex-jogadora Isabel Salgado, aos 62 anos. Isabel foi um dos grandes talentos do vôlei nacional e defendeu a seleção brasileira feminina em duas edições dos Jogos Olímpicos – Moscou (1980) e Los Angeles (1984). Na praia, venceu etapas do Circuito Mundial e do Circuito Brasileiro. Foi craque também fora das quadras, e como técnica levou o Vasco ao vice-campeonato da Superliga 2000/2001. Mãe de Pilar, Maria Clara, Pedro, Carolina e Alison, viu três de seus filhos seguirem carreira no vôlei de praia, com importantes conquistas para o vôlei nacional.
Para homenagear Isabel, a CBV fará um minuto de silêncio antes do primeiro jogo do Top 8, competição que contaria com a presença de seus filhos Carolina e Pedro; e antes das finais do Aberto e do Top 8. Os atletas disputarão a competição com uma tarja preta no uniforme em sinal de luto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Programação – Circuito Brasileiro – 15ª etapa:
16.11 (QUARTA-FEIRA) – Torneio qualifying do Aberto – 8h às 17h
17.11 (QUINTA-FEIRA) – Fase de grupos do Aberto – 9h às 16h
18.11 (SEXTA-FEIRA) – Oitavas e quartas de final do Aberto; Fase de grupos do Top 8 – 9h às 19h
19.11 (SÁBADO) – Fase de grupos e quartas de final do Top 8 e semifinais do Aberto – 8h às 13h; Semifinais do Top 8, Disputas pelo bronze e Finais do Aberto – 14h45 às 20h;
20.11 (DOMINGO) – Disputas pelo bronze e Finais do Top 8 – 9h às 12h