Imparáveis! As campeãs mundiais Duda/Ana Patrícia conquistaram o título do Elite 16 de Gstaad, etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, na Suíça, neste domingo (10). Em uma final 100% brasileira, a dupla derrotou Bárbara Seixas/Carol Solberg por 2 sets a 1 (21/19, 20/22 e 15/10).
+ Brasil vence Japão por 3 a 0 no encerramento da 1ª fase da VNL masculina
Para chegarem até a final, as duplas brasileiras precisaram disputar a semifinal poucas horas antes. Duda/Ana Patrícia passaram pelas letãs Kravcenoka/Graudina por 2 sets a 0 (21/19 e 21/12). Já Bárbara Seixas/Carol Solberg tiveram um duelo muito duro com as australianas Clancy/Mariafe, vencendo no tie-break, por 2 a 1 (10/21, 21/14 e 15/12).
Campeãs mundiais há duas semanas, Duda/Ana Patrícia confirmaram a boa fase em mais uma etapa do Circuito Mundial. Em seis jogos disputados no Elite 16 de Gstaad, as brasileiras venceram todos os duelos perdendo um único set, justamente na final. Destaque para a vitória sobre as canadenses Pavan/Melissa, que foram campeãs mundiais em 2019, por largos 21/11 e 21/13 nas quartas de final.
Bárbara Seixas/Carol Solberg, por sua vez, fizeram sete jogos na competição. Elas chegaram a perder um jogo, ainda na fase de grupos, e por isso, precisaram disputar a repescagem para entrar no mata-mata. Nas quartas e na semifinal, passaram no tie-break para avançar de fase. Apesar do vice-campeonato, elas assumem a liderança do ranking do circuito mundial.
Como foi a final
Pela grande decisão, Duda/Ana Patrícia saíram em vantagem no primeiro set. Após um início equilibrado, elas abriram cinco pontos (17 a 12), mas as compatriotas reagiram e empataram o duelo em 19 a 19. Sem se abalar, as campeãs mundiais marcaram dois pontos seguidos e fecharam a parcial em 21 a 19.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O segundo set teve uma tônica diferente. Bárbara Seixas/Carol Solberg tomaram a dianteira do placar logo no começo, abriram cinco pontos de frente em 14 a 9 e permaneceram assim na frente, até o 20 a 17, com três set points. Duda/Ana Patrícia chegaram a se salvar nas três oportunidades, mas não se seguraram depois e Bárbara/Carol fecharam em 22 a 20.
O tie-break teve alternâncias de momentos. Bárbara Seixas/Carol Solberg começaram a frente, ainda que sem abrir grande vantagem, mas foram Duda/Ana Patrícia que dispararam no fim. Duda e Ana chegaram a ter 11 a 8 de frente e as compatriotas chegaram a diminuir a diferença para um ponto, mas a dupla campeã mundial voltou a abrir até fechar em 15 a 10.