Pouco depois de Ana Patrícia e Duda se classificarem para a final feminina, Vitor Felipe e Renato garantiram presença na decisão masculina do Mundial de vôlei de praia ao derrotar os americanos Schalk e Brunner. Eles vão disputar a medalha de ouro contra o vencedor os campeões olímpicos Mol e Sorum, da Noruega, que bateram André e George na semifinal com parciais de 21/14 e 21/18.
Com Renato firme no bloqueio e Vitor Felipe quase sem errar no ataque, a dupla brasileira conseguiu abrir vantagem logo de cara no primeiro set e chegou a 8 a 4 no placar. A partir daí, os americanos fizeram de tudo para tentar reverter a diferença, mas a dupla que treina no CT Cangaço, na Paraíba, soube controlar o ritmo e conseguiram fechar a parcial com tranquilidade por 21 a 17.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No segundo set, os brasileiros começaram melhor mais uma vez e abriram 5 a 2 no ace de Renato. Os americanos reagiram e chegaram a empatar em 8 a 8 num ponto de bloqueio de Brunner, mas logo a dupla do Brasil voltou a abrir vantagem e chegou a 13 a 10.
Depois de dois erros seguidos dos brasileiros, os americanos encostaram em 17 a 16, mas não chegaram a empatar. Vitor Felipe e Renato retomaram o controle e fecharam o segundo set em 21 a 19.
Na campanha até a decisão, Renato e Vitor Felipe venceram seis dos sete jogos que disputaram. A única derrota foi para os australianos Nicolaidis e Carracher ainda na primeira fase, etapa em que derrotaram Mora/Lopez, da Nicarágua, e os compatriotas Alison e Guto. No mata-mata, as vitórias foram sobre Perusic/Schweiner, da República Tcheca, na fase de 32, Nicolai/Cottafava, da Itália, nas oitavas, e Nolvak/Tiisaar, da Estônia, nas quartas.
Para chegar ao título, Renato e Vitor Felipe terão um grande desafio. Mol e Sorum vivem grande fase e não tiveram dificuldades para superar André e George na semifinal. Os noruegueses só perderam um set em sete partidas disputadas até agora no Mundial de vôlei de praia.