8 5
Siga o OTD

Vôlei de Praia

Talita e Rebecca são vice-campeãs do Elite 16 de Ostrava

Talita/Rebecca perdem para alemãs e ficam com o vice do Elite 16 de Ostrava

Talita/Rebecca na final do Elite 16 de Ostrava
Talita/Rebecca pousam para foto após vice em Ostrava (Foto: Divulgação/FIVB)

A dupla brasileira Talita/Rebecca ficou com o vice-campeonato do Elite 16 de Ostrava, que faz parte do Circuito Mundial de vôlei de praia, encerrado neste domingo (29). Elas perderam a final para as alemãs Muller/Tillmann por 2 sets a 0 (21/18 e 21/16), encerrando a campanha invicta que tinham até então.

+ Rafael Matos e Bia Haddad/Bruno Soares vão às quartas em Roland Garros

Até chegar à final do Elite 16 de Ostrava, Talita/Rebecca tiveram um desempenho praticamente perfeito. Elas venceram os três jogos na fase de grupos, tendo cedido apenas um set, e avançaram às quartas de final em primeiro lugar. No mata-mata, as brasileiras também ganharam suas duas partidas por 2 sets a 0.

Na grande decisão, porém, a situação foi diferente. A dupla verde-amarela liderou boa parte do primeiro set, mas sofreu a virada e foi dominada no segundo set. Na primeira parcial, Talita/Rebecca chegaram a abrir 8 a 5, mas as alemãs chegaram ao empate em 12 a 12. Após pontos trocados, Muller/Tillmann passaram a frente já na reta final, em 18 a 17, e assim permaneceram até vencer por 21/18.

Talita recepciona bola
Talita recepciona na decisão (Foto: Divulgação/FIVB)

Com a derrota de virada no set anterior, as brasileiras não começaram bem a segunda parcial e as alemãs abriram 4 a 0. A partir de então, as duplas passaram a trocar pontos e a diferença no placar permaneceu a mesma até metade do set (16 a 12), quando Rebecca teve uma ótima passagem no saque e cortaram a vantagem para dois. A reação foi barrada e Muller/Tillmann levaram a melhor no fim, em 21/16.

Líderes do ranking nacional, Talita/Rebecca conquistaram sua segunda medalha em uma etapa do Elite 16, que faz parte do novo Circuito Mundial de Vôlei de Praia, implementado a partir desta temporada. Nesse tipo de torneio, participam apenas as 12 melhores duplas do ranking mundial além de outras quatro vindas do qualifying. Em março, Talita/Rebecca foram bronze em Rosarito, no México.

Outros brasileiros em Ostrava

Assim como as compatriotas Bárbara Seixas/Carol Solberg, que haviam sido derrotadas nas quartas de final em Ostrava, Talita/Rebecca foram vítimas de Muller/Tillman. Quem também perdeu nas quartas foi André/George e Alison/Guto, no masculino. Já Duda/Ana Patrícia, Andressa/Vitória, Taiana/Hegeile e Renato/Vitor Felipe perderam na primeira fase.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O próximo torneio de nível Elite 16 será em Jurmala, na Letônia, de 01 a 05 de junho. Uma semana depois, começará o Mundial de vôlei de praia, que será disputado em Roma, na Itália, de 10 a 19 de junho. O Brasil será representado por oito duplas. Das que competiram em Ostrava, apenas Andressa/Vitória não estarão presentes.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vôlei de Praia