Siga o OTD

Vôlei de Praia

Arthur/Adrielson e Bruno Schmidt/Saymon furam qualifying

Das oito duplas que disputaram o quali do Challenger de Itapema do Circuito Mundial, apenas duas avançaram

Bruno Schmidt/Saymon comemoram ponto no Challenger de Itapema do Circuito Mundial de vôlei de praia Roma Brasil
Saymon vibra após ponto com Bruno Schmidt (Foto: CBV)

O Brasil terá 12 duplas na chave principal do Challenge de Itapema, competição que integra o novo Circuito Mundial de vôlei de praia. Arthur/Adrielson e Bruno Schmidt/Saymon furaram o quali do torneio nesta quinta-feira (14) e juntaram-se às outras dez parcerias previamente já classificadas. A competição principal começará já nesta sexta (15).

+ Brasília será sede das finais da Superliga feminina

Arthur e Adrielson foi quem mais se esforçaram para chegar à chave principal, já que tiveram que encarar duas rodadas preliminares. Na primeira, bateram os franceses Aye/Aye por 2 sets a 0 (21/11 e 21/17). Depois, fizeram um confronto brasileiro contra Pedro Solbert/Arthur, que só foi decidido no tie-break (21/16, 22/24 e 15/13).

Garantidos na chave principal, Arthur e Adrielson estarão no grupo B da competição. Bruno Schimidt/Saymon, por sua vez, aparecem no grupo F. Na fase qualificatória, a dupla que conta com o campeão olímpico precisou disputar apenas um jogo: venceu Bedritis/Rinkevics, da Letônia, por 21/16, 22/24 e 15/12.

Quem chegou muito perto de também se garantir na chave principal, mas do torneio feminino, foi Ana Luiza/Rupia. Elas venceram as japonesas Shiba/Take por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19) na primeira rodada, mas foram derrotadas na sequência pelas holandesas Van Driel/Ypma em 21/13 e 21/12.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Derrotas

Fora essas três duplas citadas, nenhuma outra brasileira venceu no Challenge de Itapema nesta quinta. Todas caíram na primeira rodada do quali. Pelo feminino, Thainara/Aline caíram diante das italianas Scampoli/Bianchin, por 2 a 0; Juliana Simões/Teresa perderam para as ucranianas Makhno/Makhno, também por 2 a 0; e Josi/Carol Goerl pararam em Rodriguez/Muno, dos Estados Unidos, em 2 a 1.

Entre os homens, Vinicius/Oscar perderam para os suíços Heidrich/Dillier, num belo jogo (11/21, 21/14 e 17/15); Gabriel/Lyan foram derrotados pelos irmãos Grimalt, do Chile (21/16 e 21/14); e Nicolas/Samuel caíram diante dos poloneses Zdybek/Lewandoswki em 21/14, 18/21 e 15/11.

Duplas brasileiras no Challenge de Itapema

Além de Arthur/Adrielson e Bruno Schmidt/Saymon, o Brasil terá George/André, Evandro/Álvaro Filho, Alison/Guto e Renato/Vitor Felipe na chave principal do torneio masculino do Challenge de Itapema. Entre as mulheres, o país será representado por Talita/Rebecca, Andressa/Vitória, Tainá/Victoria, Taiana Lima/Hegeile, Elize Maia/Thamela e Bárbara Seixas/Carol Solberg.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale lembrar que o Circuito Mundial de vôlei de praia está reformulado para a atual temporada. Agora, é dividido em etapas Elite 16, Challenge e Future. As disputas Elite reúnem os 12 primeiros colocados do ranking e quatro duplas vindas do qualifying com 16 equipes. Importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, os Challenges – como o de Itapema – têm 24 duplas no torneio principal, oito vindas do qualifying com 32 duplas. O Future, voltado para o desenvolvimento do esporte e dos atletas, terá 16 equipes na chave principal e 16 no qualifying.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vôlei de Praia