Os atuais campeões brasileiros de vôlei de praia Evandro e Álvaro Filho desembarcarão em Itapema, Santa Catarina, nesta terça-feira (12), para a disputa de mais uma etapa do Circuito Mundial, com um reforço enorme. A parceria acertou com o campeão olímpico Ricardo para ser treinador do projeto, substituindo Ednílson Costa, o Ed.
Baiano radicado em João Pessoa, na Paraíba, Ricardo tem uma história de longa data com o paraibano Álvaro Filho. E estava no Rio de Janeiro, onde Álvaro e Evandro estão baseados, quando foi surpreendido pelo convite. “Vim aqui para dar um suporte para o Álvaro. Depois de uma semana ser convidado para ser técnico deles foi uma surpresa e um desafio enorme. Eu já estava vivendo um desafio à frente da equipe italiana e, agora, recebendo esse convite, me motiva ainda mais. Dá uma credibilidade a muito do que eu penso, em tentar me tornar um grande profissional também fora de quadra, como técnico”, resumiu Ricardo.
Álvaro Filho também falou sobre o novo ciclo. “Tenho um carinho muito especial pelo Ricardo e sou até suspeito para falar. Iniciei minha carreira lá em João Pessoa com ele, como um sparring. Depois tive a honra de jogar ao lado dele, conquistar títulos e agora é como se tivesse completando um ciclo, tendo ele como meu treinador. É uma pessoa que eu respeito muito, tenho muito carinho e admiração. E como treinador ele já vem demonstrando que tem muito potencial, desde o trabalho que desenvolveu nos Estados Unidos. Além, é claro, de toda experiência que possui, da carreira super vitoriosa. E ele passar um pouco isso para o nosso time vai ser muito valioso.”
Começo difícil
Depois de um início de ano complicado, com uma fratura grave – e exposta – no dedinho da mão esquerda, o campeão mundial Evandro encerrou em comum acordo relacionamento de muitos anos com seu treinador, que comandava a dupla. “Nunca tinha passado por uma cirurgia e estou voltando a minha melhor física agora. Mudamos um pouco nosso rumo. Sou muito grato ao Ed, completamos mês passado 11 anos de trabalho juntos, devo a ele boa parte de tudo o que conquistei, mas era o momento de mudar. E não preciso nem falar o que o Ricardo representa para o voleibol de praia. Não só brasileiro como mundial. Ele já vinha se desenvolvendo como treinador e é até engraçado, porque até ontem parece que que estava jogando contra ele”, brincou Evandro.
Rei do bloque
Ricardo pode ajudar Evandro a cumprir melhor uma função importantíssima dentro do vôlei de praia: o bloqueio. Do alto dos seus 2,10 metros, ele terá as dicas de um dos melhores bloqueadores – senão o melhor – da história da modalidade. “Tenho alguns pontos de vista, de treino, de como o bloqueio deve se portar dentro do jogo, que pode ajudar ao Evandro nessa transição. Espero que ele possa assimilar da melhor forma possível e pude, ao longo dessa semana aqui, perceber que ele tenta melhorar sempre. Ele se cobra muito e isso é fundamental para que o atleta queira crescer e aprender novas formas e opções dentro de quadra.”
“Sei que será uma responsabilidade muito grande fazer com que eles cresçam como time e também individualmente. O time está muito unido, querendo que dê certo e isso dá uma tranquilidade enorme para uma comissão que está surgindo. Estou muito animado, muito feliz pela situação e acredito que pode ser feito um projeto muito bacana, visando algo maior a frente, nesse ciclo olímpico. Quero já colocar algumas coisas que eu penso no sistema deles, que possam ajudar o time a evoluir dentro de quadra”, encerrou o novo treinador.
Evandro e Álvaro Filho estão ranqueados para a fase de grupos da etapa de Itapema do Circuito Mundial de vôlei de praia e têm estreia prevista para sexta-feira (15). Evandro já possui um título do World Tour na cidade catarinense, conquistado em 2018. No último torneio internacional disputado no local, em 2021, a parceria terminou em nono lugar.