O brasileiro Guto, atuando ao lado do francês Quincy Aye, foi novamente para a repescagem na final do King of the Court, desta vez buscando uma vaga na grande decisão. Eles começaram o dia, nesta sexta-feira (7), por outra repescagem, da Fase de Grupos, sobreviveram em uma virada fantástica, mas, a seguir, não conseguiram avançar direto da semifinal para a disputa do título. Com isso, voltam à quadra neste sábado (8) para tentar novamente. O torneio de vôlei de praia está sendo disputado em Doha, no Catar.
O dia de Guto e Quincy Aye começou na disputa pelo último posto ainda aberto nas semifinais, onde já estavam nove duplas classificadas diretamente pela Fase de Grupos. A décima vaga sairia da primeira repescagem, chamada de playoff no torneio, composta pelas três parcerias que ficaram em último lugar na terceira rodada das chaves. Para avançar até as semis, o brasileiro e o francês superaram os britânicos Bello e Bello e os holandeses Penninga e Luini, e foi com uma virada de tirar o fôlego. No minuto final, eles estavam quatro pontos atrás dos líderes Bello e Bello, mas conseguiram empatar a três segundos do fim e conquistaram a vaga por terem ficado mais vezes em quadra do que os britânicos, seis contra cinco. Detalhe que o ponto que empatou o duelo veio em um erro de saque da dupla holandesa.
O King of the Court tem um formato diferente das demais competições de vôlei de praia. Em vez de um duelo entre duas duplas em melhor de três sets, o torneio coloca frente à várias equipes por vez, que se revezam a cada ponto. Na repescagem que Guto e Aye venceram eram três parcerias. A dupla vencedora de um rally continua em um dos lados da quadra, denominado “Lado Rei”, e a perdedora volta para o banco. Apenas quem estiver do Lado Rei pontua. Na primeira e na segunda rodada de cada partida, a dupla com menos pontos ao final de 15 minutos é eliminada. Na última rodada, disputada entre as três duplas restantes, a parceria com mais pontos em 15 minutos – ou que chegar a 15 pontos primeiro – é a vencedora. Vale dizer que a repescagem tem apenas uma rodada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Semifinal
Após sobreviverem à primeira repescagem, foram para o Grupo B da semifinal. Eram dois grupos com cinco duplas em cada. Guto e Quincy Aye jogaram contra Boermans e De Groot, da Holanda; o esloveno Zemljak e o lituano Samoilovs; o suíço Haussener e o estoniano Tiisar, e Ahmed e Cherif, do Catar. Eles ficaram em segundo lugar na primeira rodada, mas em último na segunda, sendo, então, encaminhados para nova repescagem. Agora, vão disputar contra outros três times – Alhashmi e Alshereiqi, de Omã, os espanhóis Gaviria e Huerta e os holandeses Boermans e De Groot, a quinta e última vaga da final.