Juntos desde setembro, o campeão olímpico Alison e Guto, o campeão mundial sub-21, conquistaram o primeiro título da nova parceria. O triunfo aconteceu neste domingo (5), na etapa de Cuiabá, no Mato Grosso, quinta e última do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2021. Na grande decisão a dupla levou a melhor sobre os campeões da temporada, Evandro e Álvaro Filho, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/12), na arena montada no complexo esportivo Aecim Tocantins. O bronze ficou com André e George, que superaram Vitor Felipe e Thiago por 21/19 e 21/16.
O primeiro ouro da dupla foi o 36º de Alison na competição nacional e o sexto de Guto. “Estou muito feliz por termos alcançado o primeiro título do nosso time. Cuiabá é uma cidade que me traz muita sorte. Em 2021, fui campeão com o Emanuel, e em 2019, fiz uma boa colocação com o Álvaro Filho. A arena estava cheia, as pessoas que gostam do esporte estavam aqui valorizando seus ídolos. A partida teve quatro grandes guerreiros em quadra. Apesar do calor forte, todos estavam dispostos a apresentar um grande voleibol”, contou Alison, medalha de ouro nos Jogos Rio 2016 ao lado de Bruno Schmidt.
Guto, que em 2013 venceu o Mundial sub-21 com Allison Francioni, comemorou a volta do público às arenas. “A gente sentia falta dessa torcida, do calor humano. Ainda temos todos os cuidados necessários, mas fico muito feliz com essa energia que vem da arquibancada. Nosso time vem em ascensão e conversamos muito. Sabíamos que o título não viria fácil, precisaríamos tempo para maturar o trabalho. Estamos seguindo nosso planejamento, um passo de cada vez”, afirmou Guto.
Sub-17 e Mundial Sub-19
O fim do Open não significou o fim dos jogos em Cuiabá. Neste domingo, começou na capital mato-grossense a etapa única do Brasileiro sub-17 2021. São 51 duplas na busca pelo título (27 femininas e 24 masculinas), em disputas que vão até terça-feira (7). O domingo também será de estreia brasileira no Mundial sub-19 de vôlei de praia, em Phuket, na Tailândia. O Brasil tem quatro duplas na competição, Duda Dias/Larissa e Mafe/Carol Sallaberry no feminino, e Pedrão/Vilsomar e Nico/Samuel no masculino.
Pelo qualifying feminino, Duda Dias e Larissa enfrentam, às 23h30, a dupla Glagau/Sorra, do Canadá. “Fizemos um período de adaptação nas quadras da competição, e ainda estamos nos acostumando com o fuso. A cada momento nos sentimos mais confiantes. A ansiedade pela estreia é um fator que pesa, mas não vejo a hora de o árbitro apitar o início da primeira partida”, contou Duda.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mais tarde, às 2h40 da madrugada de domingo para segunda-feira, será a vez de Pedrão e Vilsomar tentarem um lugar na chave principal. Os brasileiros medirão forças com Hurst/Badey, dos Estados Unidos. “Estamos bem confiantes. Treinamos intensamente neste ano e sabemos do que somos capazes. Estar aqui é a realização de um sonho, defender as cores do meu país sempre foi algo que almejei. Raça e dedicação, com certeza, são coisas que não faltarão da nossa parte nesta estreia”, disse Pedrão. Nico/Samuel e Mafe/Carol Sallaberry já estão garantidos na chave principal e aguardam o resultado do qualifying para conhecerem seus adversários.