Classificadas! Nesta sexta-feira (8), pelo penúltimo jogo da fase de grupos do Finals de vôlei de praia, Ágatha e Duda encararam as estadunidenses Sponcil/Claes e conseguiram uma virada heróica em Cagliari, na Itália. Depois de saírem atrás no placar, as brasileiras forçaram o tie-break e fecharam o jogo em 21/23, 21/16 e 15/13.
Com o resultado, Ágatha e Duda somam a segunda vitória no Finals e garantem a classificação antecipada. Vale lembrar que o primeiro de cada grupo avança direto para a semifinal, enquanto o segundo e terceiro colocados da chave precisarão disputar as quartas de final na Itália.
Isso porque, com a vitória, as brasileiras somam cinco pontos no Grupo B, mesma pontuação de Sponcil/Claes. Na liderança da chave estão Pavan e Melissa, com seis pontos, enquanto Vergé-Depré/Heidrich perderam o último jogo, ficando com cinco pontos. Assim, Ágatha e Duda já garantiram a classificação, uma vez que, mesmo com derrota no último jogo, elas vão a seis pontos, deixando as suíças para trás.
Assim, Ágatha e Duda encerram a fase de grupo nesta sexta, às 14h (de Brasília). As representantes do Brasil no Finals de vôlei de praia encaram as holandesas Sanne Keizer e Madelein Meppelink, que ainda não venceram e não têm mais chances de classificação, para definir as colocações do grupo.
O jogo
Ágatha e Duda começaram bem na partida, tomando a frente logo no início. A dupla brasileira conseguia se manter na liderança com uma boa vantagem. Na metade do set, entretanto, elas viram Sponcil/Claes reagir e virar o marcador, passando a frente e chegando ao set point. As líderes do ranking, então, buscaram o empate novamente e as duplas passaram a trocar pontos, até que as estadunidenses chegaram novamente ao ponto do set e, com um bom saque em cima de Ágatha, fecharam a parcial.
No segundo set, Ágatha e Duda começaram bem mais uma vez, abrindo 4 a 0 logo de cara. As brasileiras seguiam a frente com uma vantagem razóavel, mas novamente deixaram as estadunidenses virarem o placar na metade da parcial, exatamente igual à primeira. Desta vez, porém, Ágatha e Duda reagiram logo de cara e voltaram a abrir vantagem, chegando a ter cinco set points. E depois de desperdiçarem o primeiro, aproveitaram o segundo e deixaram tudo igual na Itália.
O tie-break começou, então, bastante equilibrado, com as duplas trocando pontos. Elas se alternavam na liderança, sem conseguir abrir e manter uma vantagem considerável. No final da parcial, Ágatha e Duda se impuseram e chegaram ao match point e fecharam o jogo.
O torneio
O Finals de vôlei de praia acontece desde 2015, e este ano chega à sexta edição. As 10 melhores duplas de cada gênero do ranking disputam uma premiação de, aproximadamente, 4,3 milhões de reais. Ágatha e Duda são as lídera do ranking mundial e somam três medalhas em três participações na competição: um ouro e duas pratas.
Além disso, na história do World Tour Finals, o Brasil tem 12 medalhas. Na primeira edição, em 2015 em Fort Lauderdale (EUA), foram quatro medalhas ouro com Alison/Bruno Schmidt e Larissa/Talita, e o bronze de Pedro Solberg/Evandro e Ágatha/Bárbara Seixas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Toronto recebeu a competição em 2016 com ouro para Alison/Bruno Schmidt e prata para Pedro Solberg/Evandro. Em 2017 o evento aconteceu em Hamburgo (ALE). Evandro/André ficou com a prata no masculino, mesmo resultado de Ágatha/Duda no feminino, que ainda teve o terceiro lugar de Larissa/Talita.
Por fim, a cidade alemã recebeu novamente o Finals em 2018 que contou com o título de Ágatha e Duda. A edição mais recente foi em 2019, em Roma (ITA). O Brasil subiu ao pódio feminino com Ágatha e Duda, em segundo, e Ana Patrícia e Rebecca em terceiro.
REVEJA- ÁGATHA E DUDA x SPONCIL/CLAES – WORLD TOUR FINALS DE VÔLEI DE PRAIA 2021