Das oito duplas brasileiras que começaram a chave principal da primeira das três etapas de Cancún do Circuito Mundial de vôlei de praia, quatro avançaram para as quartas de final do torneio. Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca e Talita/Taiana seguem na disputa pelo título feminino, enquanto Guto/Arthur Mariano é a única parceria do país na briga por medalha no masculino.
Ágatha e Duda conseguiram se classificar com mais tranquilidade para as quartas de final. Elas derrotaram as cubanas Lidy e Sanchez em sets diretos com parciais de 21/13 e 21/10. A dupla que faz parte do Time Nissan terá pela frente por uma vaga nas semifinal as russas Makroguzova e Kholomina às 13h desta segunda-feira.
Ana Patrícia e Rebecca, que, a exemplo de Ágatha e Duda, estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, precisaram de três sets para vencer Leila e Maylen, de Cuba, com parciais de 21/18, 19/21 e 15/10. Nas quartas de final, elas terão pela frente Talita e Taiana. Com isso, o Brasil já tem uma dupla garantida na semifinal. O confronto entre as duas parcerias do país será às 14h desta segunda-feira.
Para chegar às quartas, Talita e Taiana eliminaram as gregas Arvaniti e Karagkouni no tie-break com parciais de 21/14, 15/21 e 15/12. As duas seguem invictas na competição com três vitórias em três jogos, campanha idêntica à de Ágatha e Duda. Ana Patrícia e Rebecca perderam um jogo na primeira fase e tiveram que passar pela repescagem. Por isso, têm três vitórias e uma derrota até agora.
No masculino, as principais duplas do país não passaram da repescagem: os olímpicos Alison/Álvaro Filho e Bruno Schmidt/Evandro e a parceria líder do Circuito Brasileiro, André/Evandro. Os sobreviventes foram Guto e Arthur Mariano, que começaram o campeonato no country quota, passaram pelo qualifying, terminaram invictos a fase de grupos e derrotaram nas oitavas de final os americanos Gibb e Crabb com parciais de 22/20 e 21/9.