As disputas do torneio feminino da etapa de Campo Grande (MS) classificaram 14 duplas às oitavas de final nesta quinta-feira (14). Foram realizados 24 jogos no Parque das Nações Indígenas, pela abertura do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2017/2018. O calor não inibiu o público, que compareceu e pode acompanhar grandes partidas.
A disputa segue nesta sexta-feira, com rodada do lucky loser, oitavas e quartas de final, tudo com entrada franca no Parque das Nações. As semifinais e finais, que acontecem no sábado (16), serão exibidas exclusivamente no SporTV.
Entre as duplas classificadas, uma das estrelas da casa, Talita, que ao lado de Larissa venceu os dois jogos e terminou em primeiro lugar na chave A. Ela destacou a importância de começar bem o evento com vitórias, além de ter a capital do seu estado na rota do vôlei de praia.
“Começar vencendo é sempre importante, apresentamos um volume bom nos dois primeiros jogos e fico feliz. Mas é só o começo, sabemos que o nível é muito alto, as melhores duplas do mundo estão aqui e na fase eliminatória um erro pode custar todo trabalho. E fico feliz que nosso estado conta com representantes, jovens como o Saymon, Victoria, e atletas mais experientes, como Benjamin e eu”, disse Talita, que completou.
“Fico feliz de poder jogar em casa, espero que ano que vem novamente tenhamos uma etapa em Campo Grande. Que as pessoas que mobilizam o esporte tragam novamente o vôlei de praia para o Mato Grosso do Sul. É bom para os atletas, os novos atletas sonharem de estarem aqui jogando, espero que seja uma parada quase permanente”.
Além de Larissa/Talita (PA/AL), outras seis duplas avançaram em primeiro lugar de seus grupos, com duas vitórias seguidas nesta quinta. São elas Elize Maia/Taiana (ES/CE), Duda/Ágatha (SE/PR), Fernanda/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES) e Maria Elisa e Carol Solberg (PE/RJ). A bloqueadora carioca filha da ex-jogadora e técnica Isabel Salgado comentou a estreia com duas vitórias e o entrosamento da parceria.
“Maria Elisa e eu temos uma coisa muito legal de uma ajudar a outra até o fim, em momentos difíceis. No segundo jogo começamos bem, mas caímos e perdemos. Mas tivemos cabeça para nos mantermos fortes e virar a partida. Foi bom começar o dia com emoção e adrenalina. Somos uma dupla nova, mas tivemos muita rodagem já, participando de torneios, sendo campeãs, eliminadas em country quota. Então vivemos muitas coisas. Isso encurta esse entrosamento. E para essa etapa conseguimos treinar mais juntas, estamos empolgadas para começar bem este Circuito Brasileiro”, analisou Carolina Solberg.
Outras seis duplas avançaram em segundo lugar de seus grupos para a fase eliminatória, vencendo um jogo e perdendo o segundo. São elas Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Val/Ângela (RJ/DF), Tainá/Victoria (SE/MS), Juliana/Carol Horta (CE), Andrezza/Izabel (AM/PA) e Naiana/Rachel (CE/RJ). Além delas, os dois melhores terceiros também se garantiram nas oitavas: Juliana Simões/Vitória (PR/RJ) e Andressa/Renata (PB/RJ).
A disputa do lucky loser, que definirá os outros dois terceiros classificados será entre Aline/Thais (SC/RJ) contra Luiza Amélia/Semírames (CE/SP) e Érica Freitas/Rafaela (MG/PA) enfrentando Sandressa/Neide (AL).
O Circuito Brasileiro 2017/2018 é composto por sete etapas, três delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2018, com cidades e datas a definir. Além de Campo Grande, o tour nacional passará por Natal (RN), de 18 a 22 de outubro, e Itapema (SC), de 15 a 19 de novembro.
A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são quase R$ 500 mil por etapa. A novidade nesta temporada fica por conta da volta do classificatório e do aumento de duplas, passando de 16 para 24 times na fase de grupos da competição.